quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

CARTA A UM PAI (dos Filhos de Rubem Medina à ele)


Pai, há quase 30 anos, quando você foi eleito Deputado Federal pela primeira vez, nosso avô, ABRAHAM MEDINA, em sua “Carta a Um Filho”, dirigida a você, fez a seguinte citação:
“A você confio o sonho de trabalhar para construir um Brasil onde seus filhos, RUBEM, possam crescer convivendo com a liberdade, exercendo todos os seus direitos e vivendo numa nação respeitada por suas instituições sociais e políticas. (...) Que um dia seus filhos possam se orgulhar de você como eu me orgulho de ser seu pai”.
Ontem você recebeu a “Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados” - único parlamentar carioca a receber esta homenagem. Queremos que você saiba o quanto nosso avô acertou: Nós temos muito orgulho de ter você como pai, lutando não só por nós, seus filhos, mas também por todo o Rio de Janeiro.

RICARDO, RODRIGO E RAFAELLA MEDINA

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

CARTA A UM FILHO (de ABRAHAM MEDINA para seu Filho Rubem)

MEU ÚLTIMO SONHO

Rubem, Enquanto houver um sonho no coração do homem, sua mão estará forte para empunhar uma bandeira.

Ao longo de minha vida experimentei que um sonho bom é mais que um ideal - é o começo de uma grande realização.

Eu tive, como tribuno, o balcão de uma loja. E foi dali que brotaram sonhos que viraram realidade e fizeram nossa cidade rir e cantar, enchendo nossas ruas de alegria.

Foi dali que pude perceber que o que faz de um homem um cidadão é a sua vontade de participar, de construir, de realizar.

Hoje, é certo, a vida me levou a novos deveres. Mas não apagou em mim a chama dos meus ideais, dos meus sonhos. Essa chama continua mais acesa ainda no vigor de sua juventude e na seriedade do seu trabalho.

Por isso, Rubem, na sua luta como Deputado Federal, confio a você o meu último sonho.
O sonho de ver o Brasil cada vez mais independente. Uma nação desenvolvida sim, mas com riqueza humana capaz de encher a alma e o coração do povo de paz, de amor, de solidariedade.
A você confio o sonho de trabalhar para construir um Brasil onde seus filhos, Rubem, possam crescer convivendo com a liberdade, exercendo todos os seus direitos e vivendo numa nação respeitada por suas instituições sociais e políticas.

Sobretudo, tenho o sonho de que sua tribuna seja um elo sólido dessa nossa corrente.
Que você trabalhe e lute muito. E que suas armas sejam a palavra, usada não para ferir, mas para defender. Que a sua verdade seja dita não para denegrir, mas para clarear o caminho do desenvolvimento. Que acima de tudo, você trabalhe para fazer um país que todos os brasileiros possa se orgulhar.

Que seus filhos possam se orgulhar. Porque assim eles terão orgulho de você. Como eu me orgulho de ser seu pai.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Cesar Maia quer Rubem Medina na luta pela prefeitura (Estamos Juntos nessa luta)

Rio - Passado o Carnaval e depois de ter evoluído na Sapucaí, sendo destaque em todas as escolas, o prefeito Cesar Maia passa a cuidar agora do que interessa. Ele já escolheu o candidato do PFL que irá disputar a Prefeitura do Rio no próximo ano: será o ex-deputado federal e atual secretário de Turismo Rubem Medina.

O prefeito quer um nome do PFL, já existiam três pré- candidatos : Solange Amaral, Eider Dantas e Índio da Costa..
Na sexta-feira passada, Cesar se fixou no nome de Rubem Medina. E comunicou-o. Medina surge como um nome de peso para disputar as eleições municipais pelo PFL.Ele além de ter toda uma história de amor com o Rio, tem ainda um ingrediente extra: atua na mesma área de Eduardo Paes — o turismo — sendo que a secretaria muncipal é infinitamente maior, mais importante e com mais dinheiro do que a estadual.

Medina tem hoje 64 anos e, quando deixou a Câmara, em 2002, era o deputado com maior número de mandatos do País. Nove no total. Foi eleito pela primeira vez em 1966, pelo extinto MDB, ganhando no primeiro ano a relatoria da Comissão de Nacionalização da Economia Brasileira.

Por sua atuação, quase foi cassado pelo AI-5, mas não escapou da cadeia. Ficou preso do dia da edição do ato, 13 de dezembro de 1968, até o dia de Natal, 25.

Por quatro vezes foi presidente da Comissão de Economia da Câmara — a segunda mais importante da Casa.Filho de Abraão Medina, que foi dono da rede de eletrodomésticos Rei da Voz, e irmão de Roberto, da Artplan, Rubem está ligado a diversos eventos da cidade: Parada de Natal, construção de presépios, festejos do 4º Centenário do Rio, vinda de Frank Sinatra ao Brasil, o Rock in Rio, e a Árvore de Natal da Lagoa, entre outros.

Fonte - O Dia on Line

Aquecimento Global: Rio é a primeira cidade a ter um protocolo!

O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a ter um Protocolo contra o aquecimento global. Para quem quiser conhecer melhor segue a íntegra abaixo.



DECRETO N.º 27595 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2007 Torna público o Protocolo de Intenções do Rio conforme menciona.



O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO no uso de suas atribuições legais e,considerando a gravidade e o impacto generalizado do aquecimento global; e,considerando a necessidade de cada ente governamental e não-governamental tomar iniciativa a respeito.DECRETAArt. 1.º Torna público, em anexo único, o Protocolo de Intenções do Rio, relativo às medidas que mitiguem os efeitos do aquecimento global na Cidade do Rio de Janeiro.Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2007 - 442.º ano da fundação da Cidade.CESAR MAIA

ANEXO ÚNICO

PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO RIOAtravés deste Protocolo de Intenções, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro compromete-se com os esforços de Governos, Empresas, Organizações da Sociedade Civil e cidadãos de todo o planeta na luta contra o aquecimento global.São objetivos do Protocolo:

1 - Apoiar e participar da mobilização da sociedade carioca na luta contra o Aquecimento Global;

- Promover a consciência cidadã e a difusão do conhecimento sobre o aquecimento global, com ênfase na rede escolar, nas crianças e em debates comunitários;

3 - Ampliar o conhecimento dos impactos e conseqüências do Aquecimento Global sobre a cidade do Rio de Janeiro;

4 - Iniciar o planejamento de ações necessárias para enfrentar essasconseqüências de forma a preservar a cidade e proteger as populações em situação mais vulnerável;

5 - Integrar em todo o planejamento municipal, geral ou setorial, a variável mudança climática;

6 - Promover ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que ocorrem na cidade ou que contribuem para o seqüestro de carbono da atmosfera;

7 - Apoiar iniciativas e projetos, públicos e privados, que favoreçam aobtenção de recursos através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

8 - Encaminhar ao Governo Federal o pleito da cidade do Rio de Janeiro para sediar a Conferência das Partes (reunião da ONU) sobre Mudança Global do Clima em 2009, previsto para a América Latina;As ações iniciais da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro no âmbito deste Protocolo de Intenções:

1- Incluir na comemoração do bicentenário da chegada de D. João VI ao Brasil um seminário denominado "Rio - os próximos 200 anos", cujo tema será o impacto do Aquecimento Global sobre a cidade do Rio de Janeiro e ações de planejamento e mitigação;

2- Implementar Programa de Educação Ambiental sobre o Aquecimento Global para a rede escolar e disponibilizar material didático para a sociedade em geral;

3- Aumentar a cobertura florestal da cidade, através da ampliação em 10% ao ano das áreas de Reflorestamento, o que equivale ao plantio de 1.200.000 mudas/ano;


4- Ampliar a arborização das ruas, praças e parques urbanos, alcançando a meta de 25.000 árvores/ano;

5- Implantar o projeto "Usina Verde" para o aproveitamento dos resíduos de poda, possibilitando a utilização de aproximadamente 9.000 m³ de madeira nobre e transformando o restante, 50.000m³, em substrato orgânico;
6 - Criar uma rede estrutural de transporte, formada pela SUPERVIA, METRÔ e corredores segregados de ônibus de Alta Capacidade; criar uma rede de Média Capacidade, formada de corredores de ônibus circulando em faixas seletivas; criar uma rede de distribuição composta por microônibus e vans. Integrando todas as modalidades de transporte será possível adequar a demanda à oferta, eliminar a superposição das linhas de ônibus com os trens, metrô, os próprios ônibus e vans. Diminuindo o excesso de ônibus em circulação no Município haverá grande redução da emissão de gases que contribuem para agravar o efeito estufa.

7 - Constituir Grupo de Trabalho Intersetorial com a finalidade de avaliar e apoiar a utilização de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo no Município do Rio de Janeiro;

8 - Incluir no saneamento da Zona Oeste, assumido pela Prefeitura em convênio com o Governo do Estado, o estudo das emissões de gases de efeito estufa e de ações que possam minimizá-las.

9 - Criar grupo de trabalho na Secretaria Municipal de Urbanismo com o objetivo de incorporar a variável mudança climática ao Plano Diretor em tramitação na Câmara de Vereadores e examinar adaptações da legislação.
10 - Instituir o Dia Carioca de Mobilização contra o Aquecimento Global, com ênfase na participação da rede escolar e no apoio a iniciativas da sociedade civil.

11 - Instalar, na Cidade das Crianças, sala didática sobre Aquecimento Global, cuja administração ficará sob responsabilidade do Planetário da Cidade;12 - Encaminhar ao Governo Federal a disposição do Rio para sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro sobre Mudança Global do Clima da Organização das Nações Unidas de 2009, prevista para ser realizada na América Latina.
12 - Encaminhar ao Governo Federal a disposição do Rio para sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro sobre Mudança Global do Clima da Organização das Nações Unidas de 2009, prevista para ser realizada na América Latina.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

E aí? Não vamos fazer nada?

O título da capa da revista "Veja" do fim de semana passado virou texto criado pelo publicitário Nizan Guanaes, indignado (como boa parte da população do país, aliás) com a morte brutal do menino João Hélio, de 6 anos, no Rio.
Nosso Blog engrossa esse coro e pergunta: Não vamos fazer nada?
Coloquem nos comentarios deste post, suas sugestões para a prefeitura poder melhorar a segurança no Rio.
Segue abaixo o comercial do Nizan:
“Neste final de semana, a capa de uma das revistas mais importantes do país pergunta ao Brasil: “E aí? Nós Não vamos fazer nada?”. Se referindo ao bárbaro crime do garoto que foi arrastado por 7 kms no Rio. E aí, motorista de táxi? E aí, aposentado? E aí, mãe de família? Nós não vamos fazer nada? E aí, Rio de Janeiro, não vamos fazer nada? E aí, Brasília, São Paulo, não vamos fazer nada? E aí, governo e oposição, não vamos fazer nada? E aí, sociedade brasileira? A pergunta não quer calar. Um menino de 6 anos foi arrastado durante 7 kms, uma morte brutal. E aí? Nós não vamos fazer nada?”
(imagem: Criança Morta - Candido Portinari)

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Prefeitura e FGV estudarão a economia do turismo

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo, e a Fundação Getúlio Vargas assinam convênio para desenvolvimento do Programa de Pesquisa sobre a Economia do Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo é reunir as informações sobre turismo no Rio e estimular novos trabalhos de pesquisa sobre o tema.

Para o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, a existência de números confiáveis e atualizados é essencial para conhecer o potencial turístico do município. "Com base em informações precisas, tanto o setor público quanto as empresas privadas podem planejar melhor seus investimentos na cidade".

A Prefeitura selecionou o Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH) da Fundação Getúlio Vargas para parceira no projeto através de uma convocação pública, da qual se apresentaram oito instituições universitárias sediadas na cidade. A proposta da FGV foi selecionada em função do melhor projeto apresentado, melhor conjunto de trabalhos já realizados na área e maior volume de contrapartida.

Ao longo de oito meses, a pesquisa mobilizará pesquisadores e estudantes para sistematizar as informações estatísticas disponíveis (número de visitantes, ocupação hoteleira, gasto médio etc.) e construir um modelo da economia do turismo na cidade, estimando sua contribuição para a geração de empregos, renda gerada e impostos recolhidos. Os resultados serão colocados à disposição do público através da Internet.

Completada essa primeira etapa, a Prefeitura poderá continuar apoiando o projeto, mas espera uma contrapartida crescente não apenas da FGV como também de outras entidades da própria indústria do turismo, que se beneficiam diretamente do resultado das pesquisas. Segundo o secretário Rubem Medina "a idéia é apoiar uma iniciativa sustentável, que não dependa exclusivamente do município para gerar resultados no futuro".

O programa terá início em fevereiro e deverá estar concluído em oito meses, quando o relatório final deverá ser apresentado em um seminário com a participação de pesquisadores e empresários do setor.

Beija Flor Campeã do Carnaval 2007


“Glória a quem trabalha o ano inteiroEm mutirãoSão escultores, são pintores, bordadeirasSão carpinteiros, vidraceiros, costureirasFigurinista, desenhista e artesãoGente empenhada em construir a ilusão...”


Cinco mil pessoas comemoram na quadra da Beija-Flor, em Nilópolis, o título conquistado pela escola de samba nesta quarta-feira. A cerveja foi liberada pela diretoria e guarda-chuvas típicos do frevo colorem a festa.
A porta-bandeira Selminha Sorriso saudou a comunidade e comemorou o fato de ela e o mestre-sala Claudinho terem sido os únicos a conquistarem quatro notas 10 na avaliação dos jurados. "Esse titulo é para todos nos que cantamos e suamos", declarou.
Selminha disse que vai agradecer o título levando lírios amarelos para o o santo dela, que lhe deu leveza para vestir a roupa mais pesada que já usou em todo o carnval, de cerca de 40 quilos.
A rainha de bateria Raíssa disse estar muito emocionada e lembrou que este é o quarto título que ela ganha. Ela também participou das vitórias da Beija-Flor em 2003, 2004 e 2005.


Veja o Video do Desfile:

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Cristo Redentor Concorre a uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo

CRISTO REDENTOR O cartão postal do Rio é candidato a figurar na lista das sete novas maravilhas do mundo. O Cristo Redentor é um dos 21 monumentos, que estão concorrendo, anunciados pela New 7 Wonders Foundation, organização privada com sede na Suíça. Para participar com seu voto deve-se fazer uma ligação internacional pelo número 00XX43 820 92 13 29, e discar o número 05, que é o código do monumento do Cristo Redentor. Há outros números disponíveis no site www.n7w.com. De acordo com a fundação, 50% da receita gerada com a Campanha será destinada a projetos de restauração dos tesouros culturais de todo o mundo. A visita de inspeção ao Cristo Redentor está prevista para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2007. E a Declaração das 7 maravilhas escolhidas pelo voto, no dia 7 de julho de 2007. Para votar no Cristo Redentor, clique www.n7w.com ou na imagem abaixo:

PASSO A PASSO PARA VOTAR NO CRISTO REDENTOR

1) Acessar o site www.n7w.com;

2) No canto direito inferior clicar sobre "skip flashintro" ou aguardar apenas 10 segundos para assistir a uma rápida apresentação de introdução ao projeto;

3) Clicar sobre a bandeira do Brasil;
4) Clicando sobre qualquer um dos 21 monumentos você terá uma breve descrição sobre ele;

5) Para iniciar o processo de votação, clique sobre o banner "VOTE HERE" que encontra-se no canto direito, acima dos 21 monumentos;

6) Você poderá votar por telefone ou online (via internet);

7) Para votar por telefone, ligue: + 372.705.00.22 (Estônia) + 372.541.117.38 (Estônia) + 423.663.90.02.99 (Liechstentein) Você deverá votar no Cristo Redentor (código 05) e em mais um monumento de sua escolha. Para tanto siga as instruções da telefonista. Só terá como ônus o custo da ligação internacional;

8) Para votação online você terá 2 opções: registrando-se como membro ou votando e adquirindo o certificado:

8.1. Para votar registrando-se como membro você não terá nenhum custo. É totalmente gratuito. Clique "Register and Vote". Preencha somente os quadros indicados como obrigatórios. Você poderá responder negativamente a todas as informações solicitadas menos com relação a "Concordar com os Termos e Condições". Após o preenchimento das informações envie sua ficha para o registro e aguarde a confirmação para poder votar. Não desista. É rápido e o Cristo Redentor precisa do seu voto. Como já informado, esta opção é gratuita. Após a resposta positiva de seu registro, você deverá votar no Cristo Redentor (código 05) e em mais 6 (seis) monumentos de sua preferência, entre os 21 selecionados;

8.2. Para votar e adquirir o Certificado ao custo de US$ 2 (dois dólares) você deverá preencher as informações obrigatórias. O certificado é nominal. Nesta opção, você votará somente no Cristo Redentor. Além de imprimir um certificado como lembrança, você estará votando só no único monumento brasileiro em condições se transformar em uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Observações: a)O prazo para votação encerra-se no dia 06/07/2007. Vote logo e estimule seus amigos e conhecidos a votar. O que é bom para o Cristo Redentor será bom para o Rio de Janeiro e para o Brasil. b)No dia 07/07/2007 em uma festa em Portugal, serão declarados os 7 monumentos escolhidos como as 7 Novas Maravilhas do Mundo.