sexta-feira, 30 de março de 2007

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, declara:

- Temos de enfrentar a legislação hipócrita, que não protege o menor de rua, nem nos dá condição de recolhê-lo. Somos modelo de hospitalidade, não de segurança.

Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Rio, Luiz Augusto Nascimento condiciona o sucesso dos novos pólos a mudanças profundas no policiamento do Estado. Missão difícil: as reivindicações, como aumento do efetivo e de salário dos policiais, já são feitas há mais de 10 anos. À frente do sindicato, Nascimento já viu guias forçados a anunciar assaltos em línguas estrangeiras e a PM oferecendo escolta na Linha Vermelha.

- Sem mudanças na política de segurança, os pólos não serão viáveis - pondera o guia. - Infelizmente, as mudanças só chegam depois de muita pressão social.
O comandante do Batalhão de Turismo (BPTur), tenente-coronel Luigi Felipe Guimarães, ressalta que a segurança só é o quarto quesito que mais incomoda os turistas. À frente estão limpeza, desordem urbana e população de rua.

A Delegacia de Atendimento ao Turista, ainda de acordo com o comandante, registra, em média, menos de 10 ocorrências diárias. Pouco, se considerar que o Rio recebe 10 mil turistas por dia.
- A prefeitura, em vez de culpar a segurança, deveria se ocupar com o seu papel - protesta. - Nada destrói tanto a imagem da cidade como ver um menor dormindo na orla.

Fonte: JB on line

quinta-feira, 29 de março de 2007

Prefeito e Secretário de Turismo lançam o plano Rio Mais

RIO - O prefeito Cesar Maia e o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, lançaram na manhã desta terça-feira, na Marina da Glória, o plano de turismo Rio Mais. O objetivo do plano é fazer com que o Rio de janeiro seja um dos 10 destinos mais procurados pelos turistas, nos próximos 10 anos.
A expectativa é que em 2017, cerca de 25 milhões de pessoas visitem a cidade. Em 2006, seis milhões visitaram o Rio. O plano Rio Mais tem 58 metas, mas o objetivo principal é dividir 243 atrativos da cidade em 17 pólos turísticos, gastronômicos e culturais. Os gastronómicos seguirão o modelo dos pólos de Botafogo e da Tijuca.

terça-feira, 27 de março de 2007

Cem crianças promovem ato pela paz no Arpoador


RIO - A cultura do medo diante do caos da segurança pública no Rio reuniu na manhã desta terça-feira cerca de 100 crianças de 6 a 12 anos num ato pela paz em frente ao Colégio São Paulo, em Ipanema. Vestidas de branco e armadas com balões e cartazes, as crianças protestaram contra a violência em meio a discursos de medo até de ir à pé para escola que fica a poucos quarteirões de casa.
A professora de educação física Patrícia Camargo, de 37 anos, mãe de um filho de 10 anos que estuda no Colégio, mora no quarteirão vizinho à escola mas não permite que o menino vá sozinho.
– Até as mães precisam de carteira para buscar os filhos na escola. Sou nascida e criada aqui e vejo meu filho compartilhando comigo esse sentimento de medo permanente. Quando andamos de carro, por exemplo, ele pede para trancar a porta e levantar o vidro – diz. – Não o deixo andar sozinho e não sei quando vou deixar.
Diretora pedagógica da escola, Irmã Loreni Salete Ribeiro conta que os alunos ficaram bastante chocados com a onda de violência dos últimos meses. Segundo ela, houve um trabalho mais intenso de culto à paz no início do período letivo deste ano, marcado por mortes de balas perdidas e assassinatos brutais.
– As crianças ficaram muito amedrontadas especialmente com a morte do menino João Hélio. Eles demonstravam muito medo, mas também revolta. Acharam que poderia ser um deles – diz.
O ato foi decidido pelas próprias crianças ao serem perguntadas o que queriam dar à cidade em comemoração ao aniversário de 442 anos. Reunidas na calçada em frente ao Colégio, na Avenida Vieira Souto próximo ao Arpoador, as crianças leram uma carta à cidade em português e inglês e, em seguida, soltaram cerca de 50 balões. A estudante Amanda Rodrigues, de 12 anos, que participou do ato, já vê interferências no medo da violência até na escolha de seu futuro.
– Quando crescer queria ser juíza, mas eles também sofrem muito assalto – lamenta.


Fonte: Agência JB

segunda-feira, 26 de março de 2007

Plano de turismo do Rio será anunciado amanhã

Atrações serão divididas em pólos para incentivar turismo


O Cristo Redentor, uma das maiores atrações da cidade, pode virar um pólo. O Pão de Açúcar, também. A ordem do plano turístico Rio Mais, que será apresentado amanhã pela prefeitura, é agregar os atrativos da Cidade Maravilhosa em cerca de 20 grupos, cada um com sua própria vocação.

Para o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, o novo mapa do lazer na cidade deve ir muito além do cartão-postal. Mesmo áreas como o sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, e as belezas naturais de Vargem Grande devem entrar nos planos da prefeitura. - Vários bairros da cidade, como Copacabana, Leblon e Ipanema, são pólos, embora não estejam organizados desta maneira - ressalta. - A iniciativa privada deve se envolver mais no desenvolvimento destas regiões, promovendo em conjunto eventos e publicidade, como já é feito no pólo gastronômico de Botafogo.

A primeira etapa do Rio Mais já começou. Quase 3 mil funcionários de estabelecimentos comerciais passaram pelo programa de treinamento oferecido pela prefeitura. A expectativa é que outros 5 mil recebam o certificado do curso até os Jogos Pan-Americanos. Mas Medina garante que o o plano não é voltado à competição, que deve atrair 700 mil turistas.
- Não é um projeto para o Pan, mas para a cidade. Queremos ver as atrações unidas e, eventualmente, estimular a abertura de novos negócios - assinala o secretário.

O Rio fechou a alta temporada com 2,5 milhões de turistas - quase metade da média anual da cidade, de 6 milhões. Os visitantes trouxeram US$ 1,7 bilhão para a cidade. A prefeitura ainda não previu qual o crescimento esperado com o plano Rio Mais.


Fonte: JB on-line

sexta-feira, 23 de março de 2007

Rio de Janeiro receberá o "live Earth 2007"

O Rio de Janeiro está entre as cidades que recebem os shows da série “Live Earth” – que acontece dia 7 de julho ao mesmo tempo em diversos continentes. Reunindo nomes da música pop atual, como Pharrell Williams, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol e Snoop Dogg, o festival – que tem entre os idealizadores o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore – faz parte de uma campanha para sensibilizar as pessoas sobre o aquecimento global. Segundo o jornal inglês “Guardian”, o evento deve acontecer simultaneamente em Londres (Inglaterra), Xangai (China), Sidney (Austrália), Johannesburgo (África do Sul) e Rio de Janeiro, entre outras cidades ao redor do globo. Al Gore, que anunciou detalhes do SOS (“Save Our Selves”) em uma coletiva de imprensa na Califórnia na última quinta (15), disse que o evento é crucial para marcar o início da mudança. "Para resolver a crise climática, temos que chegar a milhões de pessoas.” Gore trabalha em parceria com Kevin Wall, que ajudou a organizar os shows do Live 8. A escalação completa de artistas que vão participar da iniciativa será divulgada mais próximo da data dos shows.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Pesquisa do GPP mostra opnião do Carioca sobre a atual situação do Rio

A) PESQUISA GPP NO RIO-CAPITAL -10 E 11 de março- SOBRE OPINIÃO A RESPEITO DE DROGAS, BICHO E ABORTO!

1. Drogas leves como Maconha. A favor de liberar?

Discorda Totalmente 59%. Parcialmente 8%. Concorda Totalmente 16%. Parcialmente 13%.

Observação: nos bairros populares a discordância é muito maior que nos bairros de classe média.

2. Legalização do Jogo do Bicho.

Discorda Totalmente 39%. Parcialmente 6%. Concorda Totalmente 40%. Parcialmente 11%.3. Legalização do aborto. Discorda Totalmente 47%. Parcialmente 8%. Concorda Totalmente 22%. Parcialmente 20%.

B) PERCEPÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA AUMENTA!

1. Está crescendo 82%. Igual 13%. Diminuindo 3%.2. Que governo é o culpado?Todos 38%. Não sabe 28%. Lula 19%. Cabral 8%. Cesar Maia 7%.3.

Qual fator é o mais importante por isso?

Educação de baixa qualidade 38%. Desemprego 35%. Tráfico de Drogas 22%.4. E as Milícias que expulsam o tráfico de drogas a cobram pedágio dos moradores depois?Contra 62%. A favor 21%. Não sabe 17%.

Obs1. Em Jacarepaguá onde a concentração de milícias é maior são a favor 32%. Nas favelas apenas 9% são a favor. 67% contra e 24% não sabem. Nos bairros 24% são a favor, 61% contra e 15% não sabem.

C) E O PAN?

1. Que nota você dá a prefeitura do Rio?De 7 a 10: 46%. De 4 a 6: 29%. De 0 a 3: 13%.2.

O PAN é um bom investimento para a cidade do Rio?SIM 75%. NÃO 20%.

Fonte: ex-blog Cesar Maia

terça-feira, 20 de março de 2007

Medina Leva o Rio de Janeiro para o Mundo!!! - Carta da diretoria do Eurosport Channel -

Prezado Secretário Rubem Medina,

Em nome do Eurosport, através de seus diretores Ludovic Megret e Frederic Livi e no meu, quero agradecer o seu esforço em nos receber em seu gabinete na última quarta-feira. Acredito que este encontro marcou o início de uma grande e proveitosa parceria.

Apresentaremos dentro em breve, uma proposta de divulgação do Rio de Janeiro no Eurosport Channel, conforme combinamos.

Quero aproveitar para lhe enviar os meus mais sinceros parabéns pelo seu trabalho frente a secretaria de turismo da cidade do Rio de Janeiro. Competência, credibilidade e criatividade é uma marca que o senhor sempre impôs seja frente a secretaria e ou na Artplan. Seu trabalho é um exemplo a ser seguido. Me sinto muito orgulhosa de ser carioca e poder apresentar aos
franceses uma gestão com tanta qualidade e eficiência como a sua. Os franceses ficaram extremamente bem impressionados com a sua gentileza e clareza ao expor idéias e informações.

Muito obrigado mesmo,

Darlene Mello

sexta-feira, 16 de março de 2007

Rubem Medina: Prova de competencia!


O Faturamento das 80 maiores empresas de sete segmentos da área de turismo cresceu 29,3% em 2006, superando em muito os 14,7% previstos por especialistas. O número de contratações também foi bem maior que o esperado: aumento de 21,6% enquanto a estimativa era de 13,6%. Os dados são da pesquisa anual feita pelo ministério do Turismo com a Embratur.
Fonte: O Dia on line

segunda-feira, 12 de março de 2007

Medina acredita que Brasil será sede da Copa de 2014

Secretário Especial de Turismo do Rio, Rubem Medina não acredita que a cidade seja mesmo esquecida no Mundial de 2014.

- Isso não existe - exclamou o secretário. - Pela força política que tem, a principal cidade turística do país não pode ficar fora de uma Copa. Não há a menor chance de isso acontecer.
Quem pensa da mesma forma é o ministro dos Esportes, Orlando Silva.
- Ainda é cedo demais para sentenciar que estádios serão ou não utilizados no Mundial - afirmou o político. - Mas é indispensável que o Rio de Janeiro esteja entre as cidades que receberão os jogos da Copa.

Na última sexta-feira, percebendo a gafe, Ricardo Teixeira, depois de se encontrar com o governador Sérgio Cabral, insinuou um discurso mais maleável. Talvez por se lembrar que a sede da CBF está situada no Rio de Janeiro, o mandatário da confederação autorizou o Maracanã a se candidatar, sim, à sede do Mundial. Declarou ainda que o estádio acolherá a Seleção em seu primeiro jogo em casa pelas Eliminatórias da Copa da África do Sul.

Até o meio do ano, Ricardo Teixeira terá de encaminhar a Zurique as alternativas de sedes e sub-sedes para a Copa. O anúncio oficial da Fifa sobre que país receberá o Mundial se dará em novembro. Apenas Brasil e Colômbia apresentaram candidaturas para organizar o evento.
Fonte: jbonline

quinta-feira, 8 de março de 2007

Rubem Medina: para o turismo, o nome perfeito para prefeito do Rio

A sinalização dada pelo prefeito César Maia no seu blog, apontando o nome do secretário especial de Turismo, Rubem Medina, para a sua sucessão, está tendo uma repercussão muito maior do que se poderia prever. Está surgindo um consenso natural, principalmente pelo seu livre trânsito entre as mais diferentes correntes políticas da cidade e do Estado.

Reedita, em nível municipal, o mesmo fenômeno político que ocorreu no Estado, quando o nome do senador Sérgio Cabral foi colocado na mesa. Uma união de diferentes partidos e a colocação do Estado do Rio de Janeiro longe das questiúnculas político-partidárias.


Com nove mandatos de deputado federal e experiência ímpar para a sua idade (tem apenas 64 anos, tendo sido um dos mais jovens parlamentares da história do Brasil), Rubem Medina traz na bagagem toda a tradição do pai, Abraão Medina, que nos anos 1950 e 60 revolucionou a publicidade e a vida artística carioca, através dos patrocínios da cadeia de lojas de eletrodoméstico “Rei da Voz”. O amor pelo Rio foi herdado do seu pai e, ao lado do irmão Roberto Medina (presidente da Artplan), a família promoveu eventos marcantes como o Rock in Rio, a Árvore de Natal da Lagoa e a vinda de Frank Sinatra ao Brasil.


A colocação de seu nome no processo sucessório pelo próprio prefeito César Maia, traz para o turismo uma oportunidade rara: a de ter na frente do executivo um prefeito que conhece profundamente o nosso setor e sabe o quanto a cidade está vocacionada para a atividade.


Com isso, o turismo atinge um patamar único. A candidatura de Medina poderá ser o ponto de partida para duas outras, a do deputado federal Otávio Leite (PSDB) e, no mesmo partido, a do secretário de Turismo do Estado, Eduardo Paes. Este, aliás, na última solenidade de discussão do Pan 2007, na sede do BNDES, afirmou que, se confirmada a indicação de Medina, não irá concorrer.


Quem considera prematuro o lançamento de um nome à sucessão municipal, deve se lembrar que durante os Jogos Pan-americanos, o turismo ganhará ainda mais repercussão e a pasta ocupada por Medina, a Secretaria de Turismo, terá uma maior visibilidade.


Contar também como uma máquina publicitária própria, como a Artplan, poderá trazer para o possível candidato um cacife ainda maior que os dos concorrentes. Aquilo que é produzido a peso de ouro para os outros, terá para ele custo de tarefa doméstica.


Uma coisa que tranqüiliza aqueles que torcem para que o seu nome emplaque é a lisura de sua vida pública e pessoal. Tem um currículo e um passado que resiste à lupa da concorrência e dos interesses políticos.
Rubem Medina é um nome que se coloca acima do bem e do mal e é identificado como um político tipicamente enraizado com o Rio. Os níveis de resistência são ralos e quase nulos. Tem oratória, porte e a humildade de quem sabe que este tipo de oportunidade surge por força do destino e de uma equação que não se explica.


O prefeito César Maia, ao colocar o nome de Medina no jogo sucessório, acaba, indiretamente, resolvendo um problema do governador Sérgio Cabral, que teria, dentro do seu próprio quadro de secretários, uma dezena de nomes prefeituráveis. Havendo o consenso, ganha o Rio, ganha o governador do Estado, que mantém uma equipe coesa e sem esfacelamento no próximo pleito municipal, e ganha o turismo, em ter, de dentro dos seus quadros, um nome pinçado para o principal cargo da cidade, acabando com a velha máxima de que “turismo não dá voto”.


Cabe agora, ao trade turístico, se mobilizar, demonstrar coragem em marchar unido e, de forma efetiva e não apenas afetiva, apoiar a chance que lhe é dada pelo destino.
Cláudio Magnavita é presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), membro do Conselho Nacional de Turismo e diretor do Jornal de Turismo

Copyright © por JORNAL DE TURISMO .
Publicado em: 06-03-2007

quarta-feira, 7 de março de 2007

RIO QUER SEDIAR CONCERTO GLOBAL PELA DEFESA DA TERRA

O Secretário de Turismo do Rio, Rubem Medina, quer que o Rio seja uma das 8 cidades que realizarão, em julho próximo, mega-concertos que pretendem aumentar a consciência global sobre a crise climática. A iniciativa, chamada Live Earth, foi lançada pelo ativista ambiental e ex vice-presidente americano Al Gore, e já conta com o apoio de mais de 100 artistas de todos os continentes. "O Rio assumiu um papel no movimento ambientalista mundial quando realizou a Rio 92, e sempre foi uma cidade-ícone para todo o planeta. Recentemente, assumimos compromissos contra o aquecimento global, fixando metas para redução do consumo de combustíveis fósseis nos serviços públicos, uso de energia limpa e geração de créditos de carbono. O Prefeito Cesar Maia já enviou ofício apresentando o Rio como uma das cidades do projeto Live Earth”, enfatizou Medina. Os shows cobrirão as 24 horas do dia 7 de julho de 2007, e serão transmitidos ao vivo pela televisão em rede mundial para dois bilhões de pessoas, em 120 países. Já foram selecionadas as cidades de Shangai, Sydney, Kioto, Johannesburgo e Londres. Outras cidades serão escolhidas no Brasil, Estados Unidos e em um oitavo país ainda não definido. Medina quer que o show brasileiro ocorra na praia de Copacabana. "Nessa altura, uma semana antes do início dos Jogos Panamericanos, já teremos preparada toda a infra-estrutura necessária para um evento desse porte". Ele lembra a tradição da cidade em grandes eventos globais, como o Réveillon e o Rock in Rio, que já ganhou versões em Lisboa e que, também se realizará em Madrid. Entre os artistas que já aderiram ao Live Earth, estão Snoop Dog, Black Eyed Peas e Lenny Kravitz, que já se apresentaram em mega-eventos no Rio. A lista conta ainda com Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Snow Patrol e Enrique Iglesias. O lançamento do projeto foi feito no último dia 16 por Al Gore e Cameron Diaz. No grupo de apoio à iniciativa estão Bill Gates e a cadeia de TV americana NBC.




Fonte: www.riotur.com.br

segunda-feira, 5 de março de 2007

Federação das Congregações Marianas do Rio ja declarou seu apoio a Rubem Medina.

A Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro, órgão arquidiocesano que coordena as 68 Congregações Marianas espalhadas pelo Rio, através de seu Coordenador de Juventude e do Diretor de Comunicação, declarou a satisfação de ter como candidato a Prefeitura do Rio o ex-deputado federal e atual Secretário de Turismo do Rio de Janeiro Rubem Medina. - "Rubem Medina é a pessoa certa para nossa cidade, pois ama o Rio, e tem a experiência necessária para trabalhar em prol do turismo do Rio, gerando assim empregos e trazendo investimentos para a cidade.” - Disse o Coordenador de Juventude, que dentro de seus cursos de formação de liderança católica, nunca deixa de fora os assuntos de cidadania. Alem disso o Contato pessoal também pesa nesse apoio. - "Conheço Rubem Medina a anos, desde que era deputado, e tanto ele quanto seu gabinete sempre atendem a todos na medida do possível e trabalham para uma sociedade mais justa para com as classes mais baixas. Posso afirmar que fará o possível e o impossível para fazer da Cidade Maravilhosa um lugar bem melhor de se viver, do subúrbio até a Zona Sul, pois ele é assim. Seus projetos sempre foram pensando nos jovens e no trabalhador." - Afirmou o Jovem responsável pela comunicação da Federação.

E é assim, agregando valores e idéias dos cidadãos cariocas que Rubem Medina da inicio ao seu projeto de governo, continuando as muitas coisas boas do governo Cesar Maia e melhorando onde for necessário.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Medina lutou para que maiores de 65 anos pudessem deduzir taxa de condomínio no imposto de renda.

O pré-candidato a prefeitura do Rio, pelo PFL, Rubem Medina. Que já conta com o apoio do prefeito Cesar Maia, e de diversas lideranças da sociedade civil, fez projeto de lei para permitir aos maiores de 65 anos a deduzir no imposto de renda as cotas condominiais de suas residências. Infelizmente após sua saída do legislativo, seu projeto foi arquivado pela mesa diretora por falta de uma voz que falasse em prol desse beneficio aos mais idosos, que vem sendo cada vez mais massacrados pelo atual sistema de governo.


Abaixo leia o texto de Medina na integra!

quinta-feira, 1 de março de 2007

Cristo de braços abertos para festa do Rio Cidade celebra 442 anos hoje aos pés da estátua, que já está entre os 7 monumentos mais votados em concurso

Rio - O Rio amanhece hoje em festa pelos seus 442 anos de fundação e mais perto do maior presente: a eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Os cariocas reagiram e deram 10 milhões de votos ao símbolo da cidade, que já está entre os 7 pontos turísticos preferidos do planeta. Por isso, a festa de aniversário será aos pés da estátua, no alto do Corcovado, hoje, a partir das 11h — mas o jogo não acabou, e cada novo voto é muito importante.

Pelo Cristo, os lojistas do Centro até alteraram uma velha tradição. A Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) antecipou para ontem o bolo de parabéns na rua e, com comerciantes da Sociedade dos Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), fará a festa no Cristo Redentor hoje. “Este ano resolvemos inovar e o Rio terá dois dias de comemoração. A indicação para o concurso nos motivou a estender os festejos. É uma causa nobre”, ressaltou Ênio Carlos Bittencourt, presidente da Saara. Na festa de ontem, a atriz Dercy Gonçalves e o jornalista Sérgio Cabral, pai do governador, foram homenageados. Ela recebeu faixa de ‘A centenária mais carioca do Rio’ e o jornalista, a de ‘O mais carioca do Rio’. Empolgados com a homenagem, os dois trocaram beijo na boca. A convocação dos cariocas para a eleição ganhará as ruas do comércio popular mais famoso da cidade. A Rádio Saara começa hoje a divulgar a campanha, que chegará aos seus consumidores por alto-falantes. “Vamos pedir para que todos se mobilizem e votem no Cristo. Temos que fazer a nossa parte para valorizar o que temos de melhor. Além disso, vamos nos oferecer para abrigar uma das urnas de votação”, enfatizou Bittencourt.A votação das 7 Novas Maravilhas do Mundo é feita pela Internet.
O DIA também abraçou a campanha e ajuda você a votar mais fácil. É só clicar aqui . Você pode participar até 6 de julho. O resultado do concurso será divulgado no dia seguinte.

CAMPANHA VIRTUAL
No Orkut, site de relacionamentos pela Internet, os eleitores cariocas se multiplicam. A comunidade ‘Vote no Cristo — 7 Maravilhas’ saltou de 2.800 membros no dia 7 para 3.159 ontem. “O Cristo ter sido eleito para participar do concurso é muito importante: mostra ao mundo que aqui não tem só violência”, acredita a estudante Rafaela Curty do Amaral, 21 anos. Ela integra quatro comunidades virtuais sobre o concurso. “Mando mensagens diárias para todos da minha lista de e-mails pedindo voto”, completou o analista de sistemas José Mario da Costa, 42.

O lobby pelo Cristo chegará a Brasília quarta-feira. Terminal de computador para votar no monumento será instalado no Congresso com direito a solenidade. O ícone carioca concorre com outros 20 candidatos de todo o mundo, como o Coliseu.

CORCOVADO: DESCONTO
Quem votou no Cristo para maravilha do mundo também ganha presente hoje. Basta levar o comprovante de votação impresso para ter 50% de desconto no passeio no Trem do Corcovado e chegar aos pés do Redentor por R$ 18, em vez de R$ 36. “Todas as iniciativas para divulgar e promover a votação no Cristo são válidas. Essa promoção foi só uma forma de atrair mais pessoas, mas pensaremos em muitas outras até o fim do concurso”, afirmou Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado, onde há terminal para receber votos de cariocas e turistas.A festa no Cristo pelos 442 anos do Rio começa hoje, às 11h. Bolo de dois metros será distribuído para visitantes ao som da Banda de Ipanema e das músicas de Tom Jobim, cantadas pelo coral Botando as Asas no Ar. Haverá também apresentação de dança. Na Praça 15, a animação será a partir das 18h30, com shows grátis de Lenny Andrade, Quarteto em Cy e da banda Os Cariocas. No Pão de Açúcar, faixa de parabéns. Hoje, a Uerj oferece três passeios gratuitos pelo Centro da cidade com guia que contará a história da região. Saídas às 9h, 13h e 22h. É necessário enviar e-mail antes para se inscrever em roteirosgeorio@uol.com.br. Mais informações em http://www.uerj.br/ .
(fonte: o dia on line)