segunda-feira, 26 de março de 2007

Plano de turismo do Rio será anunciado amanhã

Atrações serão divididas em pólos para incentivar turismo


O Cristo Redentor, uma das maiores atrações da cidade, pode virar um pólo. O Pão de Açúcar, também. A ordem do plano turístico Rio Mais, que será apresentado amanhã pela prefeitura, é agregar os atrativos da Cidade Maravilhosa em cerca de 20 grupos, cada um com sua própria vocação.

Para o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, o novo mapa do lazer na cidade deve ir muito além do cartão-postal. Mesmo áreas como o sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, e as belezas naturais de Vargem Grande devem entrar nos planos da prefeitura. - Vários bairros da cidade, como Copacabana, Leblon e Ipanema, são pólos, embora não estejam organizados desta maneira - ressalta. - A iniciativa privada deve se envolver mais no desenvolvimento destas regiões, promovendo em conjunto eventos e publicidade, como já é feito no pólo gastronômico de Botafogo.

A primeira etapa do Rio Mais já começou. Quase 3 mil funcionários de estabelecimentos comerciais passaram pelo programa de treinamento oferecido pela prefeitura. A expectativa é que outros 5 mil recebam o certificado do curso até os Jogos Pan-Americanos. Mas Medina garante que o o plano não é voltado à competição, que deve atrair 700 mil turistas.
- Não é um projeto para o Pan, mas para a cidade. Queremos ver as atrações unidas e, eventualmente, estimular a abertura de novos negócios - assinala o secretário.

O Rio fechou a alta temporada com 2,5 milhões de turistas - quase metade da média anual da cidade, de 6 milhões. Os visitantes trouxeram US$ 1,7 bilhão para a cidade. A prefeitura ainda não previu qual o crescimento esperado com o plano Rio Mais.


Fonte: JB on-line