terça-feira, 31 de julho de 2007
Carnaval 2008 - EScolas ecolhem seus sambas!
Verde-e-rosa terá 18 sambas na disputa que vai eleger o hino oficial do Carnaval 2008. Escola apresenta as composições neste sábado
» Ouça cinco sambas da Beija-Flor
» Ouça cinco concorrentes da Mocidade
» Ouça três sambas concorrentes da Estácio de Sá
» Confira todos os concorrenetes da Vila Isabel
Fonte: O Dia na Folia
Entidades do turismo planejam a utilização do legado do Pan
Na primeira reunião, realizada na manhã de hoje (26/07) na sede da Riotur, a diretoria da confederação brasileira de judô discutiu sobre a comercialização de ingressos, logística e melhor divulgação do Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de setembro, na Arena Multiuso, com a participação de delegações de 89 países inscritos.
Participaram do primeiro encontro a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Associação de Operadores de Turismo Receptivo (Bito), Associação Brasileira de Organizadores de Eventos (Abeoc) e Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindirio). Segundo o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, a participação de entidades representativas na reunião demonstra o entrosamento de todos os organismos do turismo carioca em potencializar ao máximo o legado herdado com os Jogos Panamericanos Rio 2007.
Prorrogadas inscrições para Prêmio de Responsabilidade Social
O Ministério do Turismo prorrogou até 26 de agosto o prazo final para as inscrições do Prêmio de Responsabilidade Social em Turismo, lançado no início deste mês pela ministra Marta Suplicy. A decisão foi tomada pelo Ministério do Turismo em conjunto com seus parceiros Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e Instituto WCF - Brasil. Os interessados em participar da premiação podem encontrar mais informações, ficha de inscrição e regulamento no site www.ebape.fgv.br/prstur. As fichas de inscrição devem ser preenchidas e enviadas para o endereço premio.turismo@fgv.br, até o dia 26 de agosto.
Poderão se inscrever para a premiação empresas do setor turístico - hotéis, agências de viagem, operadoras e etc. - e organizações não-governamentais (ONGs) que desenvolvam projetos ou possuam experiências de responsabilidade social na prevenção e combate da exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo. Os três melhores colocados serão reconhecidos em cerimônia pública e terão suas experiências publicadas.
domingo, 29 de julho de 2007
Faltaram cinco ouros para alcançar Cuba
Rio - Em um Pan-americano com recorde de medalhas a torcida brasileira não teria do que reclamar. Mas se um balanço final for feito, notamos que algumas conquistas escorreram entre nossos dedos, e poderiam nos colocar na segunda posição do ranking de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos.Unanimidade entre torcedores, a derrota para Cuba na final do vôlei feminino foi a prata mais amarga. A seleção foi derrotada por 3 sets a 2 no tie-break(set decisivo).
Outra medalha não veio por questões ténicas. A organização dos Jogos Panamericanos negou o pedido da equipe brasileira de Vela, Bernardo Arndt, o Baby, e Bruno Oliveira, para reverter o recurso de desclassificação na classe hobie cat. Um mastro fora dos padrões desclassificou a dupla, que levaria o ouro certo.
No judô, um dos favoritos deixou para trás o lugar mais alto do pódio. Flávio Canto se contundiu e não disputou o bronze. Ele foi derrotado por ippon pelo americano Travis Stevens, após cair e sentir dores no braço.
No Taekwondo, a também favorita Natália Falavigna foi derrotada pela mexicana Rosário Espinoza. A atleta, que saiu reclamando da marcação de um ponto para a mexicana no fim do terceiro round, quando ainda vencia por 1 a 0, perdeu na prorrogação.
O cavaleiro Rodrigo Pessoa também poderia vir com o ouro. Saltou para prata e ficou atrás da canadense Jill Henselwood. Ainda poderíamos lembrar de Daiane dos Santos, que também se contundiu, e Jade Barbosa, que era favorita na trave mas não estava em dia inspirado, vindo a ganhar dois ouros no dia seguinte, no solo e no salto.
Mas não adianta chorar pelo leite derramado. O Brasil alcançou seu objetivo traçado no início dos Jogos, que era ficar à frente do Canadá. Levamos 55 medalhas de ouro, Cuba teve 59. Recordes na natação, com destaque para Thiago Pereira. No atletismo, com nove ouros, na ginástica, com Diego Hypólito, Jade Barbosa, entre outros, no Judô, com Tiago Camilo, Edinanci Silva, Danielle Zangrando. O vôlei, na praia e na quadra... Foi bastante. Fica o incentivo para a próxima.
Bernardinho desabafa e diz que País precisa de exemplo
O técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, desabafou após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, neste sábado. Muito questionado pelo corte do levantador Ricardinho pouco antes do torneio, ele disse que o País precisa de bons exemplos."É a última vez que vou falar sobre esse assunto. Foi uma semana dura. Mais importante do que uma medalha, é importante manter os princípios. E no nosso País costuma-se chutar os princípios", disse o treinador, visivelmente emocionado.
Ricardinho se apresentou com atraso ao grupo que disputou o Pan. Ao checar na capital fluminense, teve uma reunião com a comissão técnica e os jogadores. Acabou cortado, segundo Bernardinho, porque a relação do jogador com o grupo estava desgastada e precisava de um tempo.
O levantador ficou magoado e chegou a dizer que se sentia traído. Durante os Jogos, meios de comunicação divulgaram que o corte de Ricardinho estaria relacionado a um problema de divisão de prêmios em dinheiro após a conquista da Liga Mundial.
"Fui chamado de autoritário, mercenário... Disseram que cometi atos de nepotismo (por ter convocado o filho Bruno Rezende para a vaga de Ricardinho). Cabe apenas uma pergunta. Se tivesse tomado uma atitude incorreta, os 12 jogadores teriam aceitado? Essa equipe está dando um exemplo para o País. É um País que precisa disso", disse o treinador.
O capitão da equipe, Giba, fez questão de apertar a mão do treinador para demonstrar seu apoio. Em seguida, pediu a palavra. "O Bernardo tem o apoio do grupo. A decisão é dele. Ele é o treinador. Fizemos no pódio uma homenagem (ao Ricardinho) porque ele ajudou a formar essa família. Mas isso não muda nada a decisão tomada pelo treinador".
Reconciliação
Apesar de deixar claro que não se arrepende pelo corte de Ricardinho, Bernardinho avisou que a meta agora na Seleção é acertar os ponteiros. A expectativa é que o melhor jogador da Liga Mundial esteja presente nas próximas convocações da Seleção Brasileira.
"O próximo passo é o da reconciliação, do crescimento", resumiu o treinador, que, polêmica à parte, comemorou bastante a vitória diante da torcida, no Maracanãzinho. Na única grande competição no Brasil sob seu comando, a equipe havia perdido a final da Liga Mundial de 2002 para a Rússia, em Belo Horizonte.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Ouro no Futebol Feminino
Em seis partidas, as meninas da Seleção marcaram 33 gols e não sofreram nenhum. Com 5,5 gols em média por partida, Marta, Daniela Alves, Cristiane e suas companheiras conseguiram levantar o ânimo do Maracanã, que viu a Seleção masculina ser eliminada pelo Equador, no último sábado, ainda na primeira fase da competição.
O poder ofensivo do Brasil apareceu logo no primeiro lance da partida. Cristiane recebeu na ponta esquerda e quase acertou o gol com um cruzamento na rede pelo lado de fora. Aos 17min, Rosana invadiu a área pela esquerda e foi derrubada por O'Hara. O árbitro marcou pênalti para o Brasil, cobrado por Marta, que fez o primeiro e abriu o placar da partida.
Dez minutos depois, Daniela Alves cobrou escanteio também pela esquerda, Elaine cabeceou para o meio da área e Cristiane ganhou de Marshall no alto para ampliar a vantagem.
Sem dar trabalho à goleira Andréia, a equipe norte-americana tentou se defender como pôde. O Brasil se manteve no ataque no segundo tempo e, aos 3min, Cristiane recebeu lançamento de Marta, livrou-se de Fountain e bateu na saída da goleira Naeher.
Pouco depois da torcida começar o coro de "olé", Cristiane sofreu falta de Taylor dentro da área. Marta cobrou o pênalti novamente sem defesa para Naeher e fez o seu 12º gol no Pan-Americano, o quarto do Brasil.
A Seleção ainda teve a oportunidade de ampliar o placar em mais uma cobrança de pênalti, mas Formiga desperdiçou a cobrança na trave esquerda. Quem fez o quinto gol brasileiro foi Daniela Alves, que recebeu belo passe de Marta dentro da área e chutou forte para o delírio da torcida.
Redação Terra
Meninas do futebol, karatê e saltos miram novos ouros
Em dia de descanso da equipe de atletismo nos Jogos Pan-Americanos, as meninas do furtebol, o karatê e os saltos ornamentais tentarão manter a delegação brasileira próxima de Cuba na briga no quadro geral de medalhas, nesta quarta-feira.Após garantir duas medalhas de ouro nesta quarta, o karatê vai atrás de mais lugares no ponto mais alto do pódio. A principal esperança do dia está depositada em Nelson Sardenberg. Após conquistar duas pratas nas duas últimas edições, o lutador tenta crescer um pouco mais e levar o ouro.
Nos saltos ornamentais, os brasileiros buscarão mais medalhas no trampolim de 3m masculino e na plataforma de 10m sincronizada feminina. César Castro e Cassius Duran têm boas chances de conquistar pelo menos um bronze. Já Milena Sae e Evelyn Winkler sonham com pódio.
Outro esporte que já tem medalha garantida e sonha com o ouro é o pólo aquático. A equipe brasileira terá uma parada duríssima pela frente, já que enfrenta os Estados Unidos na decisão, de quem perdeu na fase preliminar, por 12 a 6.
terça-feira, 24 de julho de 2007
PIB DO PAN CHEGA A R$ 5,7 BILHÕES
segunda-feira, 23 de julho de 2007
MUNDIAL DE JUDÔ EM SETEMBRO-2007 NO RIO!
A opinião é unânime: o Pan-americano 2007 é um sucesso e esse sucesso já transborda para o futuro com a decisão conjunta da Prefeitura do Rio, do COB e da Confederação Brasileira de Judô e trazer para o Rio, em Setembro, o Campeonato Mundial de Judô. Mesmo os que torceram contra, por ser de sua natureza torcer contra, hoje, no fundo de suas consciências, são obrigados a admitir o sucesso. O trânsito não conheceu o caos anunciado; a segurança esteve melhor do que se imaginava e o legado é altamente positivo.
A nossa cidade, a nossa gente, os governos de toda sorte, os cidadãos, a iniciativa privada, as organizações sociais, todos os que somos tocados pelo Rio de Janeiro, vemos o final feliz e lucrativo de um processo arrojado – de uma história de ousadia responsável - a prova inconteste de determinação de um governo, que comprovou mais uma vez publicamente o seu compromisso e a sua paixão pela Cidade Maravilhosa.
O Engenhão, Estádio João Havelange, por exemplo, é a materialização de um sonho que os nossos recursos limitados indicariam ser impossível realizar. Afinal, é uma obra fantástica, imensa, moderna e que durante muito tempo será insuperável como ambiente para competições esportivas. E assim é com todos os equipamentos construídos pela Prefeitura com base nos compromissos que assumiu em 2001 com a Organização Desportiva Panamericana (ODEPA)
A experiência da Prefeitura do Rio em vencer desafios de peso e a sua capacidade de ver os resultados do PAN 2007 para muito além dos jogos apoiaram a ousadia dos compromissos firmados em 2001.
A organização do PAN e do PARAPAN 2007 é obra de engenharia social, bem mais do que de engenharia civil, porque reforça o entendimento da Prefeitura do Rio de ter o esporte como instrumento de inserção de crianças, jovens e adolescentes num ambiente sadio.
Outro fato relevante é que a realização dos jogos no Rio de Janeiro amplia o potencial turístico do Rio de Janeiro e representa a oportunidade de fazer crescer o mercado de trabalho por um longo período. Outra conseqüência positiva considerável para o Poder Público é o potencial de arrecadação que seguirá o crescimento da atividade econômica.
Por tudo isso, a Prefeitura do Rio não teve receio de assumir em 2001 os compromissos que assumiu e fazer os investimentos que fez.
A capacidade de ver os resultados do PAN e do PARAPAN 2007 para além do momento dos jogos, deu sentido à festa no México, em 2002, quando conquistamos o privilégio de sediar o evento; fez maior a alegria de saber que uma multidão composta por 1.226.563 pessoas esteve mobilizada na escolha de um nome para a mascote dos jogos; aqueceu as energias na abertura dos Jogos no Maracanã para olharmos de frente e com otimismo o futuro de nossa Cidade.
Está provado: “Conquistar é o futuro do verbo sonhar” .
sábado, 21 de julho de 2007
Brasil, supera trauma Cubano!
As vitórias da Seleção Brasileira feminina de handebol e da dupla Juliana e Larissa sobre as equipes de Cuba, neste sábado, ajudaram a delegação do País a superar o "trauma" cubano que rondou os Jogos Pan-Americanos, disputados no Rio de Janeiro.Na primeira semana de competições, derrotas marcantes acirraram ainda mais a disputa entre os anfitriões e o país caribenho. No vôlei de quadra, a derrota por 3 sets a 2 da Seleção feminina acabou frustrando os torcedores.
Na água, a disputa pela medalha de bronze rendeu apenas lágrimas às brasileiras. A equipe feminina de pólo aquático perdeu por 6 a 5 para Cuba e, pela primeira vez desde que a modalidade foi introduzida nos Jogos Pan-Americanos, em 1999, terminou a competição sem medalha.
Nos tatames, as derrotas de João Gabriel Schlittler e Luciano Corrêa para os cubanos Oscar Brayson e Oreidis Despaigne, respectivamente, aumentaram a frustração brasileira. Schlittler ficou com a prata e Corrêa conquistou o bronze.
A recuperação "psicológica" brasileira começou na manhã de sábado, com a vitória das meninas do handebol por 30 a 17, na grande final da modalidade, que deu o tricampeonato pan-americano ao Brasil, garantiu vaga na Olimpíada de Pequim e evitou mais um ouro do país caribenho.
À noite, a dupla Juliana/Larissa venceu as cubanas Dalixia Fernández e Tamara Larrea por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/17 e comprovou a volta por cima do Brasil, que chegou a 20 medalhas de ouro e abriu sete de vantagem sobre o Canadá.
quinta-feira, 19 de julho de 2007
PRAÇA DAS MEDALHAS É O POSTO MAIS PROCURADO POR TURISTAS
A RIOTUR está coordenando o atendimento a turistas, com mais de 100 pessoas, entre funcionários, estudantes de turismo e voluntários, em postos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (4 postos), Copacabana (2 postos), Rodoviária Novo Rio, Barra da Tijuca, Centro e mais 9 hotéis. O serviço Alô Rio 2007 (0800 2850555), que funciona, diariamente, de 8 às 20 horas, está com uma média de 300 atendimentos, por dia, em três idiomas (português, espanhol e inglês) e o site www.riodejaneiro-turismo.com.br, com informações turísticas do Rio está, durante o Pan, com uma média de 17 mil acessos/dia.
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Nem sempre é possível manter a alegria.

Cielo conquista ouro nos 100m livre e bate recorde
O brasileiro César Cielo confirmou seu favoritismo nos 100m livre e somou mais um ouro para o Brasil, na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk, nesta quarta-feira. Com o tempo de 48s79, Cielo estabeleceu um novo recorde pan-americano.O segundo colocado na prova foi o argentino Jose Meolans, com 49s42, seguido pelo norte-americano Gabriel Woodward, que terminou a prova em 49s59.
terça-feira, 17 de julho de 2007
Dia dourado leva Brasil para terceiro lugar
A segunda-feira em branco foi véspera de um dia dourado para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Nesta terça, a ginástica e a natação somaram seis presenças no lugar mais alto do pódio, o que deixou o país que recebe a competição em terceiro no quadro geral.Foi nas piscinas que o Brasil começou sua escalada no quadro geral, uma vez que havia iniciado o dia na nona colocação. Thiago Pereira confirmou o favoritismo e triunfou nos 400m medley. Pouco depois, voltou à água e abriu o revezamento 4x200m livre, que deu mais um ouro ao Brasil.
À tarde, foi na ginástica artística que o país-sede obteve seus melhores resultados. Diego Hypólito venceu a disputa no solo e, mais tarde, triunfou também no salto sobre o cavalo. Quem também contribuiu para a ascensão verde e amarela foi Mosiah Rodrigues, campeão na barra fixa.
A terça-feira representou ainda a redenção de Jade Barbosa, que havia decepcionado na véspera, errado e perdido a chance de medalha no individual geral. A carioca levou a medalha de ouro no salto sobre o cavalo e o bronze no solo. Danilo Nogueira, Daniele Hypólito e Laís Souza também subiram ao pódio.
A outra medalha de prata foi obtida por Júlio Almeida, que entrou com vantagem na final da pistola de ar, mas foi superado. Completando os pódios conquistados na terça, Guilherme Pardo/Guilherme Kumasaka (badminton), Clarisse Menezes (esgrima), Marcelus Marcili (remo), Allan Bitencourt/Anderson Nocetti (remo) e Leonardo Santos (taekwondo) foram bronze.
Redação Terra
Brasil é ouro no revezamento 4x200m livre

A segunda colocação ficou com os Estados Unidos, que no início da prova disputou baraçada a braçada a liderança com os brasileiros. Os canadenses completaram a prova com a terceira colocação.
Com recorde, Thiago Pereira é ouro no 400m medley
A segunda medalha de ouro brasileira no Pan-Americano do Rio de Janeiro veio com o nadador Thiago Pereira, que nesta terça-feira venceu a prova de 400m medley com direito a quebra de recorde pan-americano.Pereira completou a prova conm o tempo de 4min11s14. O norte-americano Robert Margalis chegou na segunda colocação (4min17s52), enquanto o canadense Keith Bivers completou o pódio com 4min19s01.
Esta foi primeira medalha da natação brasileira no Pan do Rio.
segunda-feira, 16 de julho de 2007
TURISTAS NO PAN
Cinco brasileiros avançam a finais da natação

Thiago Pereira fez o melhor tempo e garantiu vaga na final dos 400m medley, cravando 4min18s93. Na mesma prova, o brasileiro Diogo Yabe confirmou vaga ao se classificar na sétima colocação, com a marca de 4min25s72.
Nos 400m medley feminino, Joanna Maranhão fez o segundo melhor tempo nas eliminatórias, com 4min46s04. A brasileira Larissa Cieslak também garantiu vaga na decisão, fazendo o oitavo tempo, com 5min04s27.
Monique Ferreira brigará por medalha na decisão dos 400m livre. A carioca garantiu a vaga ao ficar com o sétimo tempo nas eliminatórias. Já a brasiliense Manuella Lyrio, por outro lado, fez a marca de 4min23s04, que lhe valeu apenas a 13ª colocação geral, e não foi suficiente para lhe garantir uma vaga na final.
Para as semifinais da natação, mais dez brasileiros confirmaram presença. Nos 50m livre feminino, Flávia Delaroli cravou 25s35, o melhor tempo das eliminatórias na modalidade. Já Rebecca Gusmão fez o quarto melhor tempo, com a marca de 25s60, e também competirá nesta terça.
Nos 100m borboleta, a nadadora Daiene Dias se classificou com o terceiro tempo durante as eliminatórias, cravando 1min00s79, seguida de Gabrielle Silva, em quarto, com 1min01s46.
Já no masculino, nos 100m borboleta, Kaio Márcio, com 53s05, fez o terceiro tempo nas eliminatórias, enquanto Gabriel Mangabeira se classificou com o quarto tempo, com a marca de 52s21.
Na mesma prova, o venezuelano Octavio Alesi estabeleceu o recorde pan-americano, com o tempo de 52s54. O recorde da prova foi quebrado duas vezes nesta jornada, já que na primeira prova classificatória o norte-americano Ricky Berens registrou 53s01.
A marca anterior era de 53s04, estabelecida em Santo Domingo-2003 pelo também norte-americano Ben Michaelson.
O nadador César Cielo garantiu a vaga na semifinal dos 100m livre ao fazer terceiro tempo 49s95, segui de Eduardo Deboni, em quarto, cravando 50s09.
Encerrando a noite desta segunda-feira na natação com a prova dos 100m peito, Henrique Barbosa fez o quarto tempo, com o tempo de 1min02s53 e garantindo vaga na decisão. Já Felipe Lima fez o nono tempo, fez a prova em 1min03s84.
A equipe brasileira do revezamento 4x200m, formada por Thiago Pereira, Rodrigo Castro, Nicolas Oliveira e Lucas Salatta, está classificada para a final desta terça, já que as eliminatórias não foram disputadas por terem apenas sete equipes inscritas. Desta forma, terá apenas a prova final.
Brasil garante vaga na final individual de hipismo
Renata Rabello foi a melhor brasileira, na 11ª colocação, ao terminar com 63.900 pontos, enquanto Rogério Clementino foi o 14º (62.200) e Luiza Tavares ficou com a 15ª e última vaga, com 62.100.
Na quarta-feira, eles competem na prova de estilo livre, montando os cavalos sem uma ordem determinada de movimentos.
A primeira colocação até agora é dos Estados Unidos, com 69.350 pontos. A República Dominicana e outra equipe americana aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.
Tornozelo tira Diane do PAN

Os médicos da equipe brasileira avaliam a lesão de Daiane desde sábado, quando a ginasta sentiu o tornozelo durante apresentação no solo, e decidiram nesta segunda-feira que ela não vai participar das finais, a serem realizadas nesta terça-feira, na Arena Multiuso.
Ainda antes do início do Pan, Daiane teve problemas de lesão no pé direito, porém, conseguiu competir na disputa por equipes. De acordo com os médicos, ela teria forçado mais o esquerdo nas provas, o que causou a nova lesão, uma entorse de ligamentos.
"Não é uma contusão grave, mas como a competição é nesta terça-feira, ela não tem tempo para se recuperar", disse o médico Mário Namba.
Durante a disputa por equipes, Daiane se classificou para as finais individuais do solo na terceira posição, com 15.150 pontos, e foi poupada no salto.
O Brasil garantiu a prata na competição por equipes com grande atuação de Jade Barbosa, que se classificou para a competição individual em todos os aparelhos.
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Público atende ao pedido do CO-RIO e pinta o Maracanã de branco na Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos
A grande maioria das pessoas que está no estádio do Maracanã para assistir à Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 atendeu ao pedido dos organizadores e pinta as arquibancadas e cadeiras inferiores de branco. Os cariocas e turistas, em sua maioria acompanhados de suas famílias, vestem cores claras. A maior parte das pessoas que não está de branco usa camisas amarelas com motivos brasileiros, camisas de clubes de futebol e vestimentas com o logo dos jogos. Os medalhistas pan-americanos Virna (vôlei) e Robson Caetano (atletismo) animaram o público nos intervalos das apresentações dos DJs.A dona-de-casa carioca Maria de Fátima Rodrigues veio com seus dois filhos, Felipe, de 12 anos, e Rodrigo, de 16, todos de branco. O marido não pôde sair do trabalho. Para Maria de Fátima, que só tinha ido ao Maracanã para ver shows, esta tem tudo para ser a maior festa que o Brasil já viu.
"Estão todos muito animados. A cidade está respirando os Jogos e hoje tem tudo para ser um evento inesquecível. Vou fazer de tudo para levar meus filhos a alguns jogos também, porque é um momento histórico", relata a dona-de-casa.
Já o casal Arthur dos Santos e Ângela Rezende, de Florianópolis (Santa Catarina), resolveu aproveitar as férias para acompanhar o RIO 2007.
"Vamos ver a ginástica, a natação e o vôlei, além da Cerimônia de Abertura. Nunca tínhamos vindo ao Rio de Janeiro, estamos aqui há dois dias e tudo é muito lindo. E essa abertura está com uma energia muito boa. O Maracanã é especial", afirma a turista.
Com um boneco da mascote Cauê nas mãos, a catarinense era uma das que lotavam uma das lojas de souvenirs dentro do estádio.
Voluntários orientaram o público para encontrar os seus lugares da forma mais tranqüila possível.
A Cidade e o PAN
Juizado Especial Criminal é inaugurado no Riocentro para o RIO 2007
O PAN, SEUS CAMINHOS E OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016!
Até acordos de parcerias/patrocínios em investimentos, foram cancelados pois haviam sido decididos pelo ministro Dirceu. O governo federal ficou esperando as tendências eleitorais de 2006 para saber se entraria ou não. Realmente, entrou participando e investindo a partir de agosto de 2006.
A partir de janeiro de 2007, com o novo governo, o Estado passou a participar pró-ativamente, embora sem recursos para aplicar. Em 2007 o governo do Estado praticamente não aplicou um real de recursos próprios, mas em função da articulação com o governo federal, aplicou os recursos transferidos e recebidos.
Mas o importante é que passou a participar e acreditar. Desde agosto de 2002 até setembro de 2006, portanto 4 anos, apenas a Prefeitura do Rio aplicou recursos orçamentários no PAN e sustentou sozinha o CO-RIO, as consultorias, o pagamento dos direitos de TV, e os investimentos em equipamentos esportivos.
Com as PPPs no Rio-Centro, Marina e Vila Pan-americana, a prefeitura investiu sem desembolsar, 300 milhões de reais, e viabilizou mais de 13 modalidades esportivas do PAN. Com recursos próprios orçamentários, aplicou nestes cinco anos no PAN, o valor de 1,1 bilhão de reais, de desembolso. Os gastos orçamentários diretos e exclusiva e diretamente direcionados ao PAN, mobilizaram 500 milhões aplicados pelo governo federal e 250 milhões aplicados pelo governo federal através do Estado e da Prefeitura, num total de 750 milhões de reais. Estes 1,85 bilhão foram os gastos realizados, que sem o PAN não o teriam sido.
Se agregarmos as PPPs que produziram investimentos privados através de concessões da Prefeitura no Rio-Centro, Marina e Vila do PAN, chegaríamos a 2,15 bilhões de reais. Os Jogos Olímpicos de 2016 vêm aí e o Rio tem grande chance de sediá-los. Mas dever-se-ia aprender com o PAN e garantir a continuidade administrativa nas decisões relativas, talvez através de recursos caucionados em lei nas três esferas de governo e vinculados orçamentariamente, para que 2016 se concretize com todos os seus benefícios para o RIO e para o esporte nacional.
Fonte: ex-blog Cesar Maia
Seleção feminina de Handebol goleia México na estréia: 38 a 15
Jogando em ritmo de treino, a seleção foi liderada em quadra pelas pivôs Daniela e Juceli, que marcaram seis gols cada. A ponta-esquerda Aline, com cinco gols, também se destacou e confessou que as jogadoras estavam nervosas antes do apito inicial:
- Disputar o Pan no Rio é um momento único. Esperamos muito por ele. Estávamos nervosas, sentindo aquele friozinho na barriga, mas depois que começou o jogo, passou. Temos que encarar esse Pan como um desafio. Espero que a torcida ajude e ela está ajudando.
No próximo domingo, às 13h, as brasileiras enfrentam as canadenses e na terça-feira, às 16h, encerram a participação no Grupo B das eliminatórias contra as cubanas.
A goleira Chana aponta Argentina (que está no Grupo A ao lado de Porto Rico, República Dominicana e Paraguai) e Cuba como os principais rivais na luta pelo tricampeonato pan-americano:
- A Argentina, pela rivalidade, e Cuba.
Abrindo a competição feminina, mais cedo a República Dominicana derrotou o Paraguai por 33 a 30
Fonte: O Globo on line!
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Tocha Pan-Americana inicia passagem pelo Rio na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz
Rio - Mais de cinco mil pessoas participaram da festa pela chegada da Chama Pan-Americana ao Rio de Janeiro e o acendimento da tocha, na Vila Olímpica Municipal Oscar Schmidt, em Santa Cruz, Zona Oeste carioca. O bairro foi o primeiro da cidade a assistir oficialmente à passagem desse símbolo máximo dos Jogos Pan-Americanos.A chama Pan-Americana chegou por volta das 14h à vila olímpica, sendo recebida pela Banda da Base Aérea de Santa Cruz, que executou o Hino Nacional. Em seguida, a chama acendeu a pira Pan-Americana, onde o ex-velocista Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996) no revezamento 4x100 metros, acendeu por sua vez a tocha Pan-Americana e iniciou o revezamento na Cidade do Rio.
Arnaldo, que já participou de quatro Olimpíadas e hoje é professor de atletismo do Centro Esportivo Municipal Miécimo da Silva, em Campo Grande, levou a tocha até a Praça do Gado, no centro de Santa Cruz, segundo ponto do revezamento.
Brasil goleia Uruguai por 4 a 0 na estréia do futebol feminino no Pan
RIO - A pequena torcida que conferiu a estréia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio, na tarde desta quinta-feira, pôde testemunhar a bela atuação da equipe na goleada sobre o time do Uruguai por 4 a 0.Mostrando superioridade durante toda a partida, as jogadoras brasileiras partiram para o ataque logo no início do jogo. Aos dois minutos de partida, Cristiane recebe a bola na área uruguaia, ajeita no peito e lança para Daniela Alves fazer Brasil 1 a 0.
Aos 15 minutos, o árbitro Ricardo Cerdas marca pênalti em favor do Brasil, após a jogadora uruguaia Gares desviar a bola com a mão. Cristiane cobra e faz o segundo gol brasileiro.
Mas a equipe brasileira, comandada pelo técnico Jorge Barcellos, ainda tinha fôlego para mais. Aos 35 minutos, a jogadora Rosana vê a goleira uruguaia Gomez adiantada, batendo de fora da área por cobertura, faz Brasil 3 a 0.
Para completar a goleada, aos 24 minutos do segundo tempo, Daniela Alves faz mais um. Com um belo chute de fora da área, a brasileira acerta o ângulo esquerdo da goleira uruguaia e encerra o placar em 4 a 0.
A seleção brasileira volta a campo no dia 14, às 15h30 e enfrenta a Jamaica também no estádio João Havelange.
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Rubem Medina recebe amanhã Guia de Marcos Cariocas
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br
terça-feira, 10 de julho de 2007
Uma maravilha: trenzinho para o Cristo será de graça domingo

Um novo concurso internacional já está recebendo sugestões pela Internet. Você pode indicar Sete Novas Maravilhas da Natureza até 8/8/08, quando especialistas prepararão a lista das 21 candidatas. Várias prefeituras já fazem suas apostas como o Pão de Açúcar, Dedo de Deus, Reserva do Tinguá, e Floresta da Tijuca.
Para escolher as suas preferidas vá até o site http://www.natural7wonders.com/
Secretaria Municipal de Turismo desaprova protesto do Ibama no Cristo

Rubem Medina
Rio: secretário condena protesto do Ibama
Os manifestantes atrasaram a abertura do Parque Nacional da Tijuca e o acesso de turistas ao Corcovado por cerca de duas horas. Durante o protesto, os funcionários estenderam uma faixa com o nome do Ibama no alto do Cristo.
Fonte: JB on line - Terra
segunda-feira, 9 de julho de 2007
No Live Earth, público comemora escolha do Cristo
Quando o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Rubem Medina, subiu ao palco do Live Earth em Copacabana, muita gente achou que ele faria mais um discurso ecologicamente correto, chamando a atenção da população sobre o aquecimento global. Só que, dessa vez, o motivo era outro.Medina fez questão de anunciar aos cariocas presentes no evento que o Cristo Redentor, candidato a uma das sete maravilhas do mundo, ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para a Muralha da China e Petra, na Jordânia.
- Parabéns ao Rio de Janeiro! Parabéns ao Brasil! Viva o Cristo! - comemorou o secretário.
O público presente no local cantou em uníssono a música 'Cidade Maravilhosa' para comemorar o feito inédito.
O público festejou cantando "Cidade Maravilhosa" e entoando em coro "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".Ao descer do palco, ainda emocionado, Medina estimou que a eleição tenha contado, no total, com 250 milhões de votos.- O Rio é a terceira melhor atração do mundo, não só turística como religiosa - celebrou.Segundo ele, a escolha vai incrementar o turismo no Brasil, que gera atualmente em torno de US$ 4 bilhões anuais em receitas.
Medina atribuiu a escolha do Cristo ao sucesso da campanha e à facilidade que a população brasileira tem de acessar a internet, que serviu como um dos instrumentos de votação.Da Agência O Globo Público comemora a eleição do Cristo como uma das sete maravilhas
Bruno Pontes, Agência JB
Jogos Pan-americanos/Bastidores - (07/07/2007 11:44:36)Rio espera 700 mil turistas durante o evento
Rio de Janeiro (RJ) - Estimativas da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro prevêem a passagem de 700 mil turistas pela cidade durante a realização dos Jogos Pan e Parapan-americanos. Segundo o órgão, cada um destes visitantes gastará em média de US$ 90 a US$ 100, injetando cerca de US$ 600 milhões na economia carioca.
"Não tenho dúvidas de que vai ser o grande evento desse país este ano. É um grande momento para a cidade”, disse o secretário de Turismo do Rio, Rubem Medina, à Agência Brasil. "O mais importante é tudo que vai acontecer em torno dos Jogos em termos de divulgação da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. Isso é incomensurável em termos de futuro econômico, de turismo, de credenciamento para outras conquistas que são fundamentais para o país".
Até agora, os investimentos da Prefeitura do Rio nos Jogos somaram cerca de R$ 2 bilhões, podendo chegar a R$ 3 bilhões com os recursos estaduais. O cálculo não considera os investimentos da iniciativa privada.
SITE PERNAMBUCO.COM
Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite deste sábado, no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo.O técnico da seleção de Portugal, o gaúcho Luiz Felipe Scolari, representou o Brasil ao receber o título, juntamente com o embaixador do Brasil em Portugal, Celso Marcos Vieira de Souza.Uma missa de ação de graças, promovida pelo governador Sérgio Cabral, será realizada às 11h deste domingo no Cristo Redentor, no Alto do Corcovado.
sábado, 7 de julho de 2007
Secretário de Turismo diz que eleição do Cristo irá impulsionar setor
"O que orgulha é que é algo que envolveu o mundo inteiro, que teve uma divulgação mundial. Eu acho que essa é uma vitória do Rio e de todo o povo brasileiro."
Medina soube do resultado da eleição quando participava do Live Earth, em Copacabana (zona sul do Rio). Ele minimizou as críticas que colocaram em dúvida a legitimidade da eleição das sete novas maravilhas.
"Eu não ligo. Questionaram isso aqui também [o Live Earth] e olha só o sucesso que está sendo. Nenhum país do mundo tem isso aqui."
Fonte: JOSÉ RICARDO LEITE da Folha Online
Live Earth leva 400 mil a Copacabana sem tumulto
...Apesar de ter sido a atração principal, Lenny Kravitz não empolgou tanto o público, que parecia exausto devido às seis horas de show, que levaram ao palco artistas como Xuxa, Marcelo D2 (que chegou a receber uma intimação logo após chegar ao local), O Rappa, Macy Gray, Jorge Bem Jor e Pharrel Willians.
Ben Jor foi quem mais levantou o público, principalmente ao cantar País Tropical, poucos minutos após o anúncio de que o Cristo Redentor havia sido eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Redação Terra
Show terá 586 policiais de plantão
| No terceiro round entre a prefeitura e o Ministério Público (MP) estadual pela realização do show Live Earth, o município levou a melhor: foi anulado o recurso que o MP encaminhou à Justiça, na tentativa de anular o evento na Praia de Copacabana. Até as 21h de ontem, estava liberada a realização do concerto, mas, ontem à tarde, a promotora da Defesa do Meio Ambiente Denisa Tarin recorreu à segunda instância no Tribunal de Justiça do Estado, solicitando novamente a suspensão do evento. A alegação do MP é de que o show põe em risco a vida e a integridade física de milhares de pessoas, uma vez que a Polícia Militar não apresentou justificativa técnica a tempo para garantir a segurança. Mesmo diante da indefinição, a PM divulgou o esquema de segurança para o show, cujo público é estimado em 700 mil pessoas. Serão 586 policiais destribuídos pela orla de Copacabana e 23 torres de observação localizadas em pontos estratégicos. A operação terá o reforço de 260 guardas municipais. Alheios à disputa judicial, artistas como Lenny Kravitz, Phaerrell Williams e Macy Gray já chegaram à cidade e se juntam a Jorge Ben Jor, Jota Quest, Xuxa, Marcelo D2, MV Bill, Vanessa da Matta e O Rappa como os grandes nomes do espetáculo. Ontem, enquanto Xuxa passava som no palco, montado em frente ao Hotel Copacabana Palace, Lenny Kravitz visitava o monumento candidato a 7ª maravilha do mundo, o Cristo Redentor. Já os fãs, continuam na espectativa da confirmação das autoridades: -Vim de Belo Horizonte só para ver as apresentações da Macy Gray e do Lenny Kravitz. Sou fã dos dois e nunca os tinha assistido ao vivo. Combinei com oito amigos, alugamos um ônibus e viemos todos para a casa de um primo. Tomara que nada atrapalhe a realização do Live Earth - empolga-se o publicitário Leandro Chisté. O evento tem como principal organizador o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Desde que perdeu as eleições presidenciais em 2000 para George W. Bush, o político americano passou a cuidar da defesa do meio ambiente e, em 2006, estrelou o filme Uma verdade inconveniente, vencedor de dois Oscars. O show, que pretende alertar as pessoas sobre os perigos do aquecimento global, será realizado simultaneamente em oito cidades dos cinco continentes: Rio, Nova York, Londres, Xangai, Tóquio, Joanesburgo, Sydney e Hamburgo. Fonte: Jornal do Brasil - Felipe Murta |
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Voluntarios para o PAN assintem palestra na RioTur
Estudantes de Turismo voluntarios, selecionados para atuar no PAN 2007, estiveram nessa manhã no auditório, da Prefeitura, na Praç Pio X, no Centro do Rio.
tem e fiquei espantada com sua simpatia. Aprendi muito com ele hoje - Disse Maria de Fátima, estudante de turismo, presente na palestra.Cai a liminar que proibia show do Live Earth Evento está confirmado para acontecer no próximo sábado na Praia de Copacabana

Na ação civil pública com pedido de liminar, o Ministério Público Estadual alegava que o evento não contava com o consentimento da Polícia Militar, sob o principal argumento de falta de segurança pública, motivo pelo qual a juíza havia decidido ontem pela suspensão do show. No entanto, no pedido de reconsideração apresentado hoje pela Riotur - Empresa de Turismo do Município do Rio - foi anexado um ofício onde o coronel Samuel Dias Dionízio, chefe do Estado Maior Geral, garantia a segurança do evento.
Outro ponto que havia causado a suspensão do show foi a falta de comprovação de ter havido um aviso prévio à Polícia Militar. Hoje, porém, foi mostrado documento comprovando que a Mondo Entretenimento, empresa organizadora do evento, havia feito esse aviso no dia 11 de junho, portanto 26 dias antes do show.
"Considerando que foram sanadas as irregularidades inicialmente constatadas e destacando o compromisso pessoal do chefe do Estado Maior Geral, coronel Samuel Dias Dionízio, em garantir a segurança pública do evento, revogo a liminar concedida, autorizando a realização do evento denominado Live Earth" , escreveu a juíza na decisão. O Ministério Público ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça.
Fonte: O Dia On Line
Gastos de US$ 6,3 bi em viagens
Só nos cinco primeiros meses deste ano, as despesas com viagens somaram US$ 2,8 bilhões, com crescimento de 28,9% em relação ao mesmo período de 2006.
- O real valorizado explica o crescimento - afirmou o chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel.
Em maio, os brasileiros tiveram uma despesa no exterior de US$ 648 milhões, crescimento de 30,9% na comparação com maio do ano passado.
Essa contabilização considera os gastos feitos em outros países com moeda estrangeira ou cartão de crédito internacional, ou seja, inclui também as compras feitas por brasileiros em sites de comércio eletrônico estabelecidos no exterior. No entanto, não há a segregação desse tipo de despesa.
Já os estrangeiros que passaram pelo Brasil até maio deixaram no país US$ 2,094 bilhões, um aumento de 10,2% nessa receita. Em maio, a entrada foi de US$ 374 milhões, 9,4% maior que o mesmo mês do ano passado.
A diferença entre as receitas e as despesas resultou em um déficit de US$ 274 milhões em maio e de US$ 707 milhões no ano. No mesmo período do ano passado, o saldo estava negativo em US$ 273 milhões. A previsão para o ano é de que a conta de viagens fique deficitária em US$ 1,8 bilhão, contra o saldo negativo de US$ 1,448 bilhão em 2006.
O gasto com passagens entra na conta de transportes, que está negativa em US$ 1,490 bilhão no ano - déficit de US$ 362 milhões em maio.
Nessa conta, além do gasto com passagens aéreas, também é contabilizado o frete pago pelas empresas para exportar ou importar produtos.
As viagens mais as remessas de lucros e dividendos ao exterior são os principais fatores que explicam o saldo negativo de US$ 4,1 bilhão no balanço de serviços e rendas no mês de maio.
As empresas estrangeiras presentes no país enviaram para fora, em forma de lucros e dividendos, US$ 2,632 bilhões. De janeiro a maio, o montante acumulado é de US$ 6,879 bilhões.
- A conta de serviços e renda contribuiu fortemente para que o resultado de transações correntes em maio se situasse em US$ 100 milhões - comentou Maciel.
As transações correntes incluem despesas e receitas fruto do comércio, dos serviços (turismo, transporte, computação, seguros e aluguel de equipamentos, por exemplo) com outros países. Também englobam os rendimentos e transferências (doações) unilaterais.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Pan não paralisa ações da polícia

- Temos investigações muito avançadas - destacou Beltrame. - Quando estiver tudo pronto, teremos de agir imediatamente, sob pena de perdermos o princípio de oportunidade. Não será o Pan ou qualquer tipo de evento que vai nos desviar.
Também cumprindo agenda no Rio, Corrêa garantiu que a continuidade das operações deixaria a cidade mais segura durante os Jogos.
- O combate ao narcotráfico deve ser permanente, inclusive durante o Pan - defendeu - Vamos atuar com a força que for necessária.
A promessa acena para uma mudança de planos da cúpula fluminense de segurança. O grupo definiu a semana passada como "data limite" para a megaoperação desencadeada no Complexo do Alemão. As ações seriam inadiáveis porque, a partir desta segunda-feira, já seria registrado um aumento no fluxo de turistas na cidade.
Os possíveis confrontos entre os calendários policial e esportivo preocupam o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina.
- Não seria interessante para a cidade ter megaoperações durante um evento como o Pan - ressaltou. - A médio e longo prazo, estas ações serão muito boas para o Rio, mas o primeiro impacto causado é de constrangimento.
Referência mundial para viajantes, o site World Travel Watch traz um alerta para quem pensa em visitar o Rio durante os Jogos. Segundo o texto, as ações no Complexo do Alemão, "localizado próximo ao aeroporto internacional", contam com forte presença policial e "ocasionais batalhas com armas".
terça-feira, 3 de julho de 2007
Rio de Janeiro ganha novo centro de convenções
Numa parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Racional Engenharia foi inaugurado nesta segunda-feira, o Centro de Convenções RioCidadeNova, no centro do Rio. O espaço conta com uma área de 16 mil metros quadrados construídos.Para o presidente da Riotur, Luiz Felipe Bonilha, o RioCidadeNova “é o que faltava para o coração do Rio”. “O equipamento está próximo ao Metrô, e atende, ao mesmo tempo, eventos de pequeno, médio e até de grandes portes”.
O novo centro de convenções já conta com 30 eventos confirmados para realização ainda este ano, sendo estreado, no dia 19 de julho, com o Rio Sports Show. “O RioCidadeNova favorece a manutenção de eventos no Rio e resgate de muitos outros que deixaram a cidade devido a falta de equipamentos com este porte”, sintetiza o presidente do Rio Convention & Visit Bureau, Paulo Senise, ao citar como exemplo o próprio Rio Show que já contou com edições no antigo hotel Nacional, no Clube Med e na Marina da Glória, tendo, inclusive, cogitado a idéia de sair da cidade.
Segundo Senise, dados de pesquisas mostram que o Rio de Janeiro perdia eventos para São Paulo, principalmente por não dispor de espaços com a característica do novo centro de convenções, devido à localização e proximidade com o Centro e Zona Sul. Para ele, as atividades do RioCidadeNova não irão competir com o RioCentro. “Pelo contrário, isso só fortalece o mercado do turismo de eventos para o Rio de Janeiro. O RioCentro é forte na captação de grandes eventos internacionais; o RioCidadeNova irá atender ao mercado local, antes só atendido pelos centros de convenções dos hotéis do Centro e Zona Sul”, justifica.
Durante a Cerimônia de Abertura, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia falou da dificuldade de se conseguir bons parceiros para a construção de novos equipamentos para a cidade, como o novo Centro de Convenções, dando destaque à importância da parceria público-privada. Na ocasião, citou outros empreendimentos a serem lançados recentemente, como o Estágio Esportivo Engenhão, o Parque Aquático, o Velódromo e a Cidade do Samba.
Elogiou, ainda, a solução dada a um antigo prédio tombado pela Prefeitura, localizado na área do centro de convenções, onde serão realizados eventos de pequeno porte, reuniões e terá uma área destinada à gastronomia. “É uma forma de mostrar às novas gerações que é possível promover desenvolvimento, mantendo a história do País”, destaca o presidente da Racional, empresa que investiu 50% do valor de toda a construção.
O novo espaço contou com um investimento de R$ 56 milhões, dos quais R$ 28.735 milhões foram da Prefeitura e o restante, da Racional, que ganhou, através de licitação, o direito à concessão por 25 anos. O Centro de Convenções RioCidadeNova fica na avenida Paulo de Frontin, nº 1
Carla Vieira / JT

