O final de semana foi de arte. As ruas de Santa Teresa ficaram lotadas devido à 17ª edição do Arte de Portas Abertas. Durante o evento, 66 artistas, 45 ateliês, dez espaços de cultura e três museus abrem suas portas ao público. Quem não conseguiu visitar o bairro neste final de semana, não deve perder as esperanças. Devido ao sucesso, o evento se prolongará por mais um fim de semana. Uma demanda do público, que encontra no local uma grande quantidade de atividades e nem sempre tem tempo suficiente para visitar todas as casas.A organização espera que este ano, durante os quatro dias de evento, mais de 30 mil pessoas visitem o bairro. A interseção entre artistas e público é um dos principais papéis do Arte de Portas Abertas. O projeto busca fortalecer a presença da arte e a inserção do artista como agente importante em seu meio.
Há mais de cinco anos o artista plástico Sergio Bopp abre suas portas para quem quiser visitar seu apartamento e conhecer suas obras. Apesar de considerar o evento importante para o local e sempre conseguir vender boa parte de suas pinturas, Sergio está apreensivo quanto ao aumento do número de dias do evento:
- Não sei se o público vai se dividir ou se vai duplicar. Mas espero que muitas pessoas batam na minha porta. Tenho o maior carinho pelo evento - declara Sergio.
O Arte de Portas Abertas é uma rara oportunidade de conhecer o trabalho deste e de outros excelentes artistas cariocas contemporâneos.
- É uma forma maravilhosa do artista se expressar e das pessoas terem acesso à arte - elogia a professora de artes Rosane Damasio, frequentadora assídua do evento.
No Aterro do Flamengo, o domingo foi de samba. No início da tarde, a escola de samba Portela juntou centenas de pessoas no local. A apresentação faz parte do evento Carnaval no Pan, que celebra os jogos Pan Americanos na cidade. A Secretaria Municipal de Transportes autorizou a utilização da área de lazer da Avenida Infante Dom Henrique, pista sentido Centro-Zona Sul, no trecho entre a Rua Tucumã e a Rua Cruz Lima, das 10h até o término do evento.
Fonte: JB on Line - Anna Carolina Braile