Cristo Redentor é uma 7 Maravilhas do Mundo
Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite deste sábado, no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo.O técnico da seleção de Portugal, o gaúcho Luiz Felipe Scolari, representou o Brasil ao receber o título, juntamente com o embaixador do Brasil em Portugal, Celso Marcos Vieira de Souza.Uma missa de ação de graças, promovida pelo governador Sérgio Cabral, será realizada às 11h deste domingo no Cristo Redentor, no Alto do Corcovado.
Logo após o anúncio em Lisboa, o Palácio do Planalto divulgou uma nota pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabeniza o Rio e o Brasil pela conquista e ressalta que o monumento carioca agora será compartilhado em todo o mundo.No Rio, o anúncio público da vitória foi feito durante o "Live Earth", evento de conscientização ambiental que ocorre paralelamente em várias cidades do mundo. O cantor Falcão, do grupo O Rappa, parou o show para anunciar a escolha do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. O público festejou cantando "Cidade Maravilhosa" e entoando em coro "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".Segundo o secretário de turismo do Rio, Rubem Medina, a escolha vai incrementar o turismo no Brasil, que gera atualmente em torno de US$ 4 bilhões anuais em receitas.
As outras maravilhasA primeira maravilha a ser anunciada foi a Muralha da China, seguida pela cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra.Em seguida, veio o Cristo Redentor. Logo depois, foram anunciados como maravilhas Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, de Roma, e o Taj Mahal, na Índia.Vários monumentos dos 21 pré-selecionados para obter o título que, semanas atrás, estavam entre os favoritos não chegaram aos primeiros lugares, como as estátuas da ilha de Páscoa, no Chile, a Acrópolis de Atenas, na Grécia, e a Alhambra de Granada, na Espanha.Entre os finalistas, também ficaram de fora a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; a Igreja de Santa Sofia, na Turquia; a Ópera de Sydney, na Austrália; o templo Kiyomizu, no Japão; o Kremlin, na Rússia; o Angkor, no Camboja; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; Stonehenge, no Reino Unido e o Timbuktu, em Mali.
O prêmio foi apresentado pela atriz americana Hillary Swank, pelo ator britânico Ben Kingsley, e pela atriz indiana Bipasha Basu.Ao fim da cerimônia, a organização do concurso anunciou a criação de uma nova votação, desta vez para escolher as 7 maravilhas da natureza. Será que o Pão de Açúcar vai entrar na lista?O anúncio do resultado da votação das sete maravilhas foi numa cerimônia gigantesca, realizada no Estádio da Luz, sede do Benfica, teve 40 mil bilhetes vendidos, e até o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, esteve presente.A superprodução teve mais de 2 mil participantes e custou 12 milhões de euros. Os monumentos escolhidos foram anunciados entre apresentações do soprano José Carreras e da cantora Jennifer Lopez – que teria cobrado US$ 1,5 milhão para cantar duas canções, segundo o semanário português Sol.Na mesma cerimônia, foram apresentadas as sete maravilhas de Portugal, uma promoção local, que incluiu a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.
AntigüidadeAs sete maravilhas da Antigüidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.Do valor total arrecadado, metade deverá ser utilizada na recuperação de monumentos. O primeiro monumento a ser reconstruído será o Buda de Bamian, no Afganistão, destruído em 1999 por partidários do governo Talebã.O resto da verba deverá ser utilizado pela fundação New7Wonders, dirigida por Weber.
A votação das sete maravilhas esteve envolvida em várias polêmicas. A primeira foi com as autoridades egípcias, que se recusaram a autorizar a inlcusão das pirâmides de Gizé na votação – já que sempre foram uma das maravilhas da humanidade. Até então, as pirâmides eram as mais votadas.A Unesco também se recusou apoiar o projeto, apesar de ter sido convidada várias vezes.Critérios científicosA explicação da Unesco é que o seu programa proteção do patrimônio mundial baseia-se em critérios históricos e científicos, incluindo o estabelecimento de um quadro legal para a preservação dos monumentos, o que inclui um trabalho permanente sobre o seu estado de conservação.A Unesco considera ainda que a votação não tem um critério científico e apenas reflete a opinião das pessoas que têm acesso a um computador.