quinta-feira, 12 de julho de 2007

Tocha Pan-Americana inicia passagem pelo Rio na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz

Rio - Mais de cinco mil pessoas participaram da festa pela chegada da Chama Pan-Americana ao Rio de Janeiro e o acendimento da tocha, na Vila Olímpica Municipal Oscar Schmidt, em Santa Cruz, Zona Oeste carioca. O bairro foi o primeiro da cidade a assistir oficialmente à passagem desse símbolo máximo dos Jogos Pan-Americanos.

A chama Pan-Americana chegou por volta das 14h à vila olímpica, sendo recebida pela Banda da Base Aérea de Santa Cruz, que executou o Hino Nacional. Em seguida, a chama acendeu a pira Pan-Americana, onde o ex-velocista Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996) no revezamento 4x100 metros, acendeu por sua vez a tocha Pan-Americana e iniciou o revezamento na Cidade do Rio.

Arnaldo, que já participou de quatro Olimpíadas e hoje é professor de atletismo do Centro Esportivo Municipal Miécimo da Silva, em Campo Grande, levou a tocha até a Praça do Gado, no centro de Santa Cruz, segundo ponto do revezamento.


Ainda nesta quinta-feira, a tocha Pan-Americana vai passar por Campo Grande, Deodoro, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema e Copacabana. Entre os carregadores da tocha, há jovens atletas formados pelas vilas olímpicas e núcleos esportivos da Prefeitura, além do nadador Jonatan Izídio, aluno do Miécimo da Silva, e Bruno Basílio, carateca, formado pela Vila Olímpica da Maré.


No entanto, a festa na vila olímpica começou ainda de manhã, às 10h, com uma série de atividades culturais e de lazer e a participação especial da bateria da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz. Alunos das nove vilas olímpicas mantidas pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, fizeram apresentações de dança e participaram de torneios amistosos de natação, futsal e vôlei de praia.