terça-feira, 3 de julho de 2007

Rio de Janeiro ganha novo centro de convenções

Numa parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Racional Engenharia foi inaugurado nesta segunda-feira, o Centro de Convenções RioCidadeNova, no centro do Rio. O espaço conta com uma área de 16 mil metros quadrados construídos.

Ele está localizado numa área de 42 mil metros quadrados e capacidade para atender até seis mil pessoas em eventos simultâneos. A modernidade do equipamento e a acessibilidade são dois pontos muito favoráveis para a atração e captação de eventos, tantos nacionais como internacionais.


Para o presidente da Riotur, Luiz Felipe Bonilha, o RioCidadeNova “é o que faltava para o coração do Rio”. “O equipamento está próximo ao Metrô, e atende, ao mesmo tempo, eventos de pequeno, médio e até de grandes portes”.


O novo centro de convenções já conta com 30 eventos confirmados para realização ainda este ano, sendo estreado, no dia 19 de julho, com o Rio Sports Show. “O RioCidadeNova favorece a manutenção de eventos no Rio e resgate de muitos outros que deixaram a cidade devido a falta de equipamentos com este porte”, sintetiza o presidente do Rio Convention & Visit Bureau, Paulo Senise, ao citar como exemplo o próprio Rio Show que já contou com edições no antigo hotel Nacional, no Clube Med e na Marina da Glória, tendo, inclusive, cogitado a idéia de sair da cidade.


Segundo Senise, dados de pesquisas mostram que o Rio de Janeiro perdia eventos para São Paulo, principalmente por não dispor de espaços com a característica do novo centro de convenções, devido à localização e proximidade com o Centro e Zona Sul. Para ele, as atividades do RioCidadeNova não irão competir com o RioCentro. “Pelo contrário, isso só fortalece o mercado do turismo de eventos para o Rio de Janeiro. O RioCentro é forte na captação de grandes eventos internacionais; o RioCidadeNova irá atender ao mercado local, antes só atendido pelos centros de convenções dos hotéis do Centro e Zona Sul”, justifica.

Durante a Cerimônia de Abertura, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia falou da dificuldade de se conseguir bons parceiros para a construção de novos equipamentos para a cidade, como o novo Centro de Convenções, dando destaque à importância da parceria público-privada. Na ocasião, citou outros empreendimentos a serem lançados recentemente, como o Estágio Esportivo Engenhão, o Parque Aquático, o Velódromo e a Cidade do Samba.


Elogiou, ainda, a solução dada a um antigo prédio tombado pela Prefeitura, localizado na área do centro de convenções, onde serão realizados eventos de pequeno porte, reuniões e terá uma área destinada à gastronomia. “É uma forma de mostrar às novas gerações que é possível promover desenvolvimento, mantendo a história do País”, destaca o presidente da Racional, empresa que investiu 50% do valor de toda a construção.


O novo espaço contou com um investimento de R$ 56 milhões, dos quais R$ 28.735 milhões foram da Prefeitura e o restante, da Racional, que ganhou, através de licitação, o direito à concessão por 25 anos. O Centro de Convenções RioCidadeNova fica na avenida Paulo de Frontin, nº 1


Carla Vieira / JT