Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico, completa amanhã 199 anos e a administração do parque não poupou esforços para os festejos que começam hoje, véspera do aniversário. O espaço, construído por Dom João VI em 1808, recebe em seu centro de convenções (Solar da Imperatriz), autoridades do Meio Ambiente para um seminário sobre os efeitos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92).O encontro, idealizado por Liszt Vieira, presidente do Jardim Botânico, contará com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, do presidente do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável, Fernando Almeida, além de integrantes da conferência e representantes de outras instituições e do próprio Jardim Botânico.
- Estamos preparando os visitantes para o bicentenário do Jardim Botânico, ano que vem. Este debate é importante para promover a maior integração entre cultura e meio ambiente - revela Liszt Vieira.
As comemorações, que se estendem até amanhã, terão início com a apresentação do conjunto instrumental Amadeus, formado por oito alunos de 13 a 16 anos na fachada do Centro de Visitantes, das 9h às 12h e das 13h às 16h, um grupo de instrutores e alunos cegos do Instituto Benjamin Constant conduzirá os visitantes em um passeio de olhos vendados pelos canteiros. Às 11h, está prevista a inauguração de um novo jardim temático.
- O Jardim dos Beija-Flores surgiu a partir de um levantamento das espécies de beija-flores que vivem por aqui e das plantas que são polinizadas por estas aves - disse Denise Ferreira, que trabalha na assessoria do parque.
Fonte: JB on line - Felipe Murta