sexta-feira, 22 de junho de 2007

Plano diretor da Cidade do Rio de Janeiro debate o turismo.

Em audiência na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, fomos convidados a debater o Plano Diretor para a Cidade do Rio de Janeiro, em sessão presidida pelo Vereador Dr. Jairinho e com a mesa composta por mim, meu sub-secretário Paulo Bastos, pelas vereadoras Cristiane Brasil que durante a sessão assumiu a presidência e Lucinnha e pelo secretário de trabalho Wanderlei Mariz.
Foi muita honra participar desse momento histórico, já que representei nosso Estado por nove mandatos da Câmara Federal e agora represento o turismo do Rio.
Essas iniciativas são fantásticas, pois o turismo é a atividade economica que mais cresce em todo mundo e o Rio tem 36% do turismo nacional.

Dentro desse plano, está nosso plano de turismo, Rio Mais, onde trabalhamos os pólos turísticos da cidade, como por exemplo o Centro Histórico, com a construção e concessão do circo voador, a reforma da antiga Sé e etc.
Alem disso ainda temos os pólos gastronómicos da zona norte, a construção do Estádio João Havelange o famoso "Engenhão" que alem de tudo revitaliza o Bairro e a integração do sistema de transporte. Afinal para o Bem estar do turista e do carioca é preciso que todas as secretarias atuem, não só o turismo.
Importantíssimo para esse plano é o incentivo à jovens empresários na área de turismo, oferecendo capacitação e apoio para a abertura de novas empresas na área de turismo.

Em Resumo:
Os Objetivos da politica de turismo são:
Defender e Valorizar seu patrimônio turístico

Implantar uma infra estrutura de turismo

Valorizar a Marca Rio no Mundo

Para Finalizar a Vereadora Cristiane Brasil fala da sincronização do trabalho do Plano Diretor com o Trabalho da Secretária de Turismo.
Citou ainda a importância da defesa do patrimônio turístico do Rio de Janeiro, lembrando que o Cristo Redentor pode se tornar uma das 7 novas maravilhas do Mundo e daqui a dez anos ser uma grande favela.
O que é uma verdade, e tenho certeza que esse trabalho em Conjunto, totalmente compatibilizado poderemos criar Projetos de Lei para definirmos as politicas macro, para que elas se desdobrem em leis que deflagrem um processo de desenvolvimento ainda maior para essa porta de entrada de nosso turismo, como disse muito bem a Vereadora Cristiane Brasil.
Para Finalizar gostaria de agradecer a presença dos professores da UERJ que muito colaboraram com suas sugestões.
Rubem Medina