quinta-feira, 7 de junho de 2007

Polícia recebe treinamento israelense para o Pan

Os policiais responsáveis pela segurança dos Jogos Pan-americanos vão se valer de outros recursos além de armas de fogo e cães adestrados. Agentes de uma unidade especial da Polícia Federal, focada no combate ao terrorismo, começam nesta quinta-feira um treinamento especial de Krav Magá.

O objetivo é capacitá-los, através da arte-marcial israelense, para atuar contra possíveis homens-bomba. As aulas são ministradas pelo mestre Kobi Lichtenstein, principal representante da modalidade esportiva na América do Sul. Para os que duvidam da eficácia da técnica na delicada situação, o professor explica que ela já é utilizada com sucesso em mais de 50 países. “Há muitos casos em Israel ou até no Iraque em que os homens-bomba são presos sem que haja explosão”, conta. No Rio de Janeiro, Lichtenstein diz que a atuação dos agentes pode ser até mais simples, pela facilidade na identificação do suspeito. “Ele vem com bombas no corpo, então tem que usar casacos, roupas pesadas. Fica claro por causa do volume. Se destoar demais das outras pessoas, fica mais fácil”, disse, referindo-se ao costume carioca de usar trajes mais à vontade.


O mestre acrescenta que há outros indícios que levantam suspeitas sobre um indivíduo, como o comportamento. “Eles não conseguem ficar calmos”, garante. Lichtenstein explica que a ação corpo-a-corpo é a mais adequada, uma vez que as armas de fogo podem agravar o desastre. “Se der um tiro, você explode tudo junto. Aí não resolveu nada”, comentou, acrescentando que os agentes estarão disfarçados e atuarão de forma preventiva ao identificarem um suspeito. “Não interessa ao homem-bomba explodir na rua. Não importa que ele seja um suicida. Ele quer cumprir a missão dele e o objetivo é penetrar nas instalações, onde há muito mais gente”, assegura. Quanto aos riscos que os policiais estariam correndo, o professor é taxativo. “Risco há, de qualquer jeito. Queremos minimizá-lo”, afirmou, citando operações internacionais realizadas com sucesso, como num seqüestro de avião em Paris que foi desarticulado com as técnicas do Krav Magá.


Mesmo estando a poucos dias do início das competições, ele garante que haverá tempo hábil para a preparação dos agentes. “São técnicas simples, rápidas e objetivas. Em muito pouco tempo você consegue preparar o homem para a batalha real”.
Fonte: www.sidneyrezende.com.br