quarta-feira, 13 de junho de 2007

Taxistas poderão se comunicar com estrangeiros no Pan


Grandes eventos requerem que a comunicação entre todos os participantes seja fluente - peça fundamental para o desenvolvimento e a receptividade de visitantes e funcionários que estarão no Rio de Janeiro, durante os Jogos Pan-americanos.


Há pouco menos de 30 dias dos Jogos, é esse o propósito que norteou a ministra do turismo, Marta Suplicy, ao apresentar, hoje de manhã, no Rio, um projeto que irá mudar a vida dos trabalhadores que atuam na cadeia turística carioca.


Em parceria com 64 estudantes do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 124 taxistas previamente cadastrados se utilizarão de um sistema de comunicação bilíngüe – inglês e espanhol - via celular, que irá facilitar o contato com os turistas. As quatro operadoras participantes fornecerão aparelhos a taxistas treinados, que serão identificados com um adesivo.


De acordo com a ministra, trata-se de uma iniciativa “muito engenhosa e criativa do Mtur”. “Todo o planejamento, a cooperação e a tecnologia estão favoráveis à capacitação profissional de todos os trabalhadores que – direta ou indiretamente – 'lucrarão' com os jogos Pan-Americanos. Provaremos que, além de sermos capazes de sediarmos grandes eventos, podemos receber bem o turista”, afirmou.


Marta disse ainda que a participação da academia no projeto faz com que todos fiquem profissionalmente fortalecidos. A ministra acredita que o investimento de “recursos e inteligência”, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Prefeitura do Rio, trarão bons frutos para a cidade e o Brasil. “Os 64 alunos da UERJ são a prova viva de que a Universidade pode elaborar, estabelecendo projetos acessíveis ao cidadão”, comemorou.
Na prática, assim que sair dos dois aeroportos da cidade, o turista de língua inglesa ou espanhola avistará um taxi com o dizer: “O táxi que fala a sua língua”, em dois idiomas. A tradução simultânea permitirá que o visitante chegue ao destino que desejar. Os automóveis estarão situados também em pontos turísticos como Copacabana, Ipanema e no entorno dos jogos.


Fonte: jornaldeturismo.com.br