segunda-feira, 7 de maio de 2007

Prefeitura seleciona trabalhos para integrar Coleção de Patrimônio Turístico


Rio - A Prefeitura do Rio está selecionando trabalhos originais para serem publicados na Coleção Patrimônio Turístico. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 30 de julho, na sede da Secretaria (Praça Pio X, nº 119, 10º andar, das 10h às 17h).

Os estudos podem abordar informações sobre o patrimônio turístico material ou imaterial da cidade, tais como sítios históricos, arquitetura, música, artes plásticas e todo o tipo de bem cultural e ambiental. E devem ainda trazer contribuição significativa para a atividade de guias de turismo, além de professores, estudantes e público em geral. Os trabalhos devem ter no máximo 40 laudas e até 15 imagens digitalizadas (fontes ou ilustrações), que deverão ser entregues em forma de arquivos digitais gravados em CD, acompanhados de uma cópia impressa.

Nesta edição, excepcionalmente, mais de um trabalho poderá ser escolhido pela Comissão para publicação na Coleção Patrimônio Turístico, cuja tiragem será distribuída junto à bibliotecas, escolas públicas e particulares, entidades do setor de turismo, centros de pesquisa, entre outras instituições. O autor do trabalho publicado receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil.

O resultado será anunciado 30 dias decorridos do prazo final de entrega dos trabalhos. Já foram selecionados pelo projeto Coleção Patrimônio Turístico em edições anteriores estudos que tiveram como temática as fortificações da cidade do Rio de Janeiro (Copacabana, São João, Urca etc.), o bairro do Catumbi e a Capela Nossa Senhora da Cabeça.

Os trabalhos serão examinados por uma Comissão designada pelo Secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, que obedecerão aos seguintes critérios: interesse para o turismo da cidade; originalidade do tema; qualidade da pesquisa (inclusive quanto ao uso de imagem) e atendimento às regras definidas no regulamento.