A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Especial de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo e execução do Senac-Rio, abriu vagas para 480 profissionais, entre motoristas e trocadores da Rio Ônibus e 365 funcionários do Metrô Rio, dentro do Programa Rio Hospitaleiro, que vai qualificar até os Jogos Panamericanos Rio 2007 mais de 7 mil trabalhadores do segmento turístico. Até agora, 3 mil profissionais, entre taxistas, garçons, funcionários de hotéis e restaurantes, pequenos empresários, autônomos do turismo, guardas municipais e outros já foram qualificados e 2.500 estão em sala de aula.Segundo o Secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, os profissionais de turismo do Rio de Janeiro irão garantir a qualidade dos serviços e o conceito do carioca no turismo mundial, de ser o povo mais cordial do mundo.
- A atual fase do programa vai atender aos profissionais de transportes da cidade, envolvidos com as linhas que servem às áreas com competições dos Jogos Panamericanos Rio 2007, com aumento na qualidade de receber os turistas, além de proporcionar a melhoria dos serviços à população da cidade - enfatizou Medina.
Os cursos têm duração média de quatro semanas e combinam sessões presenciais e de educação a distância, com o uso de material impresso e CDs, para facilitar o treinamento de profissionais que precisam conciliar suas rotinas de trabalho com os estudos. Para os taxistas são 70 horas de estudo, no total, e para os que atuam em outros segmentos são 46 horas. Os módulos dos cursos envolvem fundamentos sobre hospitalidade, cidadania, normas e leis, qualidade de vida, sistema turístico, cultura e história do Rio de Janeiro e Jogos Panamericanos Rio 2007, além de noções de inglês e espanhol.
Fonte: O Globo on line