Ontem no Hotel Sofitel em Copacabana, estive com a minístra Marta Suplicy, para o lançamento do plano nacional de turismo, chamado de "Projeto Aquarela".Foi-se falado muito na parte do desenvolvimento de aeroportos e estradas, de forma que o turista ao chegar ao Brasil, possa ir de um local a outro, coisa que hoje em dia é muito difícil, pois nossas estradas estão em péssimo estado de conservação e cidades de grande atrativos turístico, porem consideradas pequenas, como por exemplo, Bonito-MS, não tem bons aeroportos.
Outro ponto que o "Aquarela" quer trabalhar, é a divulgação e a valorização da Marca Brasil, no exterior. Já está sendo aproveitado um novo vôo Lisboa -Brasília da TAP, para tentar aumentar o Turismo no Brasil central, com uma maciça propaganda e Portugal.
É um fato que o Brasil está em sétimo lugar entre os destinos de evento no mundo. Vamos Pensar: O Rio de Janeiro, já é a cidade das Américas que mais recebe eventos internacionais. Logo podemos ver que o turismo de negócios do Rio de Janeiro tem fundamental importância para esta colocação nacional.
Por fim muito foi falado na capacitação profissional de nossos jovens, e segundo a Ministra, já foram escolhidos 150 locais onde funcionarão escolas técnicas de turismo.
Vamos continuar nosso trabalho e esperar que o "Aquarela" saia do papel e realmente ajude a alavancar o turismo Nacional, consequentemente o Carioca.
Rubem Medina.