O projeto, batizado de Boulevard do Pan, foi desenvolvido por dois dos arquitetos de maior expressão do país, Sérgio Santana e Benedito Abbud. Criado especialmente para embelezar a cidade para os Jogos Pan-Americanos, o projeto foi aprovado pela Fundação Parques e Jardins, já começou a ser instalado há 20 dias e deve ser concluído em maio. O local será transformado em um grande corredor verde com tapete de flores coloridas, composto por cerca de 1200 palmeiras de várias espécies, entre nativas do Brasil, de Madagascar e do Caribe. Centenas de árvores de pequeno porte, bromélias e outras espécies tropicais compõem o ambiente.
- Será um boulevard com uma espécie de tapete vegetal com toques coloridos, começando na entrada da Avenida Ayrton Senna e seguindo até o autódromo. É um projeto para ser apreciado em movimento pelas pessoas, que passarão por ali de carro. Por isso, quisemos dar uma idéia de coreografia das plantas, com repetições que dão uma dinâmica ao conjunto - explica Sérgio Santana.
As palmeiras serão o destaque do projeto: ficarão ao longo de toda a avenida e haverá pequenas concentrações junto aos cruzamentos. Para o tapete, plantas rasteiras amarelas, verdes, vermelhas e brancas. Bromélias ipês-roxos, quaresmeiras e ananases também serão usados.
- Com os recursos da iniciativa privada possibilitamos ao poder público oferecer à população uma cidade mais bonita e bem cuidada para receber os milhares de turistas e atletas que chegam à cidade para o Pan. O legado que fica é muito positivo para a cidade. - afirma Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.
Cerca de 60 mil veículos que transitam pela avenida diariamente poderão desfrutar de toda esta beleza, é claro, ainda depois que os Jogos Pan-Americanos terminarem.
Fonte: jornal cidade da barra